fbpx
Acesse nossas Mídias

Cidade

Praias niteroienses apresentam bons índices de banho em 57% das amostras este ano

Compartilhe

As praias de São Francisco, Charitas, Jurujuba, Adão, e Eva que integram o Programa Enseada Limpa, estiveram próprias para banho em 57% do total de amostras recolhidas no primeiro semestre deste ano. Esse é o melhor índice de balneabilidade no comparativo com o primeiro semestre dos últimos seis anos, desde 2013, quando foi lançado o programa. Naquele ano, o índice de balneabilidade era de apenas 19,23%. Os dados são do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).

No mês passado, as praias do Enseada Limpa também alcançaram o melhor índice de junho dos últimos seis anos, com 74,5% das amostras coletadas positivas. Os destaques do mês ficaram para as praias de Charitas, Adão, e Eva, que tiveram 39 de suas 40 amostras coletadas indicadas como próprias para banho. O contraponto ficou por conta de São Francisco e Jurujuba, que, juntas, somaram apenas 16 coletas positivas dentre as 40 realizadas no mês.

Segundo o secretário executivo Axel Grael, a melhoria nos índices de qualidade das águas é consequência de ações como a ampliação da rede coletora de esgoto e das ligações domiciliares, da melhoria na gestão de resíduos sólidos e da contenção de despejo em encostas, além do controle de roedores e de iniciativas de educação ambiental.

Além do portal do Inea, os niteroienses podem verificar a qualidade das águas das praias da cidade no Sistema de Gestão de Geoinformação (Sigeo) da prefeitura, no portal geo.niteroi.rj.gov.br.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?