Categorias
NOVIDADES

CIDADE Praça Araribóia vai ganhar bicicletário com 424 vagas

bikeA Praça Araribóia, no centro de Niterói, vai ganhar seu primeiro bicicletário no ano que vem. O projeto está sendo desenvolvido pelo Programa Niterói de Bicicleta, terá capacidade para 424 bicicletas e estará à disposição dos ciclistas 24 horas por dia. De acordo com informações da prefeitura, nos últimos 20 meses, foram implantados 15 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, alcançando a marca de 30 quilômetros de malha cicloviária. O objetivo é dobrar o número até o final de 2016.

Além de vagas para as bikes, o bicicletário contará, ainda, como recepção, bebedouro, áreas de descanso e para manutenção básica, além de bombas de ar. A previsão é que até o terceiro trimestre de 2016 o local seja implantado.

Para desenvolver o projeto foi realizado um estudo no próprio local, com ciclistas e interessados em utilizar o meio de transporte. Na pesquisa, os entrevistados apontaram de que forma consideram ideal a colocação das vagas, além da necessidade do local ter segurança e também um espaço para pequeno atendimento técnico. Foi apontado que a construção de um bicicletário estimularia muitos ciclistas a deixarem o carro em casa para ir trabalhar, já que poderão ganhar um espaço seguro para deixarem as bicicletas.

“Pessoas de todas as idades e de diferentes rendas usam a bike como meio de transporte e, por isso, precisamos criar facilidades na mobilidade. Entendemos que uma política cicloviária integral inclui não somente a construção de ciclovias, como também lugares para que os ciclistas possam estacionar suas bicicletas com conforto e segurança. O bicicletário da Praça Araribóia segue as novas diretrizes que estão norteando os projetos de mobilidade da cidade que priorizam os meios de transporte sustentáveis, integrando-os sempre que possível”, concluiu Isabela Ledo, coordenadora do projeto Niterói de Bicicleta.

A intenção é que outros projetos de bicicletários aconteçam nas principais áreas de transferência, como Charitas e no Cafubá, com a criação da TransOceânica.

A prefeitura também instalou bicicletários em locais como o calçadão da Praia de Icaraí, Caminho Niemeyer, Praça da Cantareira (São Domingos) e Boa Viagem. Também foi iniciada ainda uma campanha de conscientização e respeito entre motoristas, ciclistas e pedestres e recebeu em 2014 o Prêmio Mobilidade Urbana 2014, na categoria Responsabilidade Social e Meio Ambiente,  oferecido pela Fetranspor, pelo programa Niterói de Bicicleta.