Categorias
NOVIDADES

CIDADE População alvo deve comparecer aos postos de saúde até sexta-feira

513722a3ceA Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada dia 24 de abril, atingiu, até o momento, em Niterói, 32.307 pessoas, o equivalente a 22,12%.da população alvo. A meta é vacinar cerca de146.000 pessoas.  Idosos, crianças menores de dois anos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias) devem procurar os postos de vacinação mais próximos de casa para receberem a dose.

Todas as unidades básicas, policlínicas e módulos do Médico de Família funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mesmo os usuários que já foram vacinados no ano passado devem receber mais uma dose, já que a composição da vacina muda a cada ano.

“Como profissional de saúde, quero destacar a importância das pessoas receberem a vacina anualmente, pois a fórmula é modificada de acordo com a mutação do vírus” declara a presidente da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, secretária Solange Regina de Oliveira.

A Gripe  – A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) levando até mesmo ao óbito.

Essas complicações são mais comuns entre crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com história de patologias crônicas, gestantes e as mulheres que deram a luz no máximo 45 dias, que são a população alvo escolhida pelo Ministério da Saúde para receber gratuitamente a vacina durante a Campanha. Além desses grupos, também serão vacinados os profissionais de saúde.

A dose é contraindicada apenas para pessoas com história de reação alérgica relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.

Foto: A Tribuna.