fbpx
Acesse nossas Mídias
parque aguas 2

Cidade

Parque das águas será inaugurado dia 6 de outubro

Compartilhe

Um nova área de lazer para a população niteroiense será inaugurada no próximo dia 6. O prefeito Rodrigo Neves anunciou, na manhã de ontem (25) que o Parque Municipal Eduardo Travassos, conhecido como Parque das Águas, no centro da cidade, será aberto à visitação na próxima semana. Acompanhado de parte do seu secretariado e de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ele fez uma última vistoria nas obras de revitalização do local, que será um dos principais equipamentos de convivência do município. De início, o espaço vai funcionar de terça-feira à domingo, de 8h às 20h.

A população poderá visitar o parque partir das 11h do próximo dia 6. Neves ressaltou que, com o elevador de acesso, o espaço será acessível para toda a população e ainda enumerou outras iniciativas da Prefeitura de Niterói no sentido dos cuidados com o meio ambiente, como o plantio, nos últimos quatro anos, de mais de 200 mil árvores na cidade, a criação do programa Niterói Mais Verde e as exigências de compensações ambientais.

“O Parque das Águas fica no coração do centro da cidade, e se integra aos esforços que a nova gestão da Prefeitura tem feito para despertar a consciência ambiental e tornar Niterói uma cidade ainda mais sustentável e verde, que preserva seus recursos para atuais e futuras gerações”, pontuou o chefe do executivo.

O equipamento está entre as prioridades para os investimentos do Projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói (PRODUIS), com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O especialista financeiro do BID, Carlos Carpizo, acompanhou a visita para ver de perto a conclusão dos trabalhos de revitalização e implantação de equipamentos para acessibilidade universal no espaço.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, as intervenções estão em fase de acabamento, com implantação de gradis e iluminação panorâmica. Depois de pronto, o espaço de 32 mil metros quadrados vai contar, além do elevador, com espaço de lazer e de convívio, auditório e jardim sensorial. O parque também será um local de treinamento para a Defesa Civil e os voluntários dos Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades (Nudecs). O secretário Executivo, Axel Grael, lembrou que Niterói tem, em sua história, marcas da importância da água durante o crescimento da cidade, até tornar-se o que é atualmente.

“Visitando o Parque, será possível ver áreas sendo reflorestadas, entender melhor o processo de como Niterói teve seu crescimento ligado à questão da água. Teremos aqui um bom debate que precisamos ter com os jovens, os alunos, pensando no futuro”, ressaltou.

O parque ocupa uma área de 32 mil metros quadrados do Morro da Detenção, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e abriga uma das últimas áreas verdes numa das regiões mais densas da cidade. No local foi construído, no século XIX, um sistema para o abastecimento de água para a cidade e que, ainda hoje, distribui água para alguns bairros.

 

Foto: Prefeitura de Niterói


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Precisa de ajuda?