Categorias
NOVIDADES

Os “pecados” do final de ano

A estripulia de cada ano…

Finalmente chegamos ao final do ano. Para uns, uma época de reclusão e reflexão, para outros, o melhor momento para comemorações e celebrações junto aos amigos, familiares e colegas de trabalho, aproveitando cada oportunidade para se esbaldar sem culpa.

Churrascos e festas de confraternização, amigo oculto, encontro com os amigos, Natal, Réveillon… São as ocasiões mais esperadas por nós durante o ano, pois podemos praticar o pecado mais gostoso: A gula. É a fase em que todo mundo larga a dieta e o recomeço não fica mais para a segunda, e sim para o ano que vem!

Todo Natal esperamos ansiosamente para comer as comidas típicas de sempre. Peru, farofa, tender, bacalhau e muitas preparações cheias de deliciosas castanhas e frutas cristalizadas, que são de fato esplêndidas. Mas por que não ousar e preparar um prato diferente, usando ingredientes tradicionais natalinos?  Surpreenda seus convidados!

Aí vai uma boa dica de um delicioso prato para o seu Natal!

Penne ao molho de rúcula com bacalhau, nozes e aspargos frescos
(
Serve sete pessoas)

Ingredientes:
500 gramas de Penne (De preferência da marca Barilla)
– 1 kg de Bacalhau dessalgado
500 gramas de creme de leite fresco
½ cebola cortada em cubinhos
3 dentes de alho amassados
Azeite
Sal
Pimenta do reino
3 xícaras com folhas de rúcula sem os talos
2 colheres de sopa de nozes picadas
6 unidades de aspargos frescos
Azeitonas pretas, tomates cerejas e parmesão ralado para decorar

Modo de preparo:

Em uma caçarola, colocar as postas de bacalhau e cobrir com água. Quando ferver, desligar o fogo, escorrer a água, retirar a pele e as espinhas, desmanchar em lascas e reservar.

Em uma panela, despejar o creme de leite fresco, as rúculas e deixar cozinhar até que fiquem macias. Adicionar as nozes. Com a ajuda de um mixer, bater tudo, voltar com a panela para o fogo e deixar dar uma leve reduzida.

Em outra panela, colocar um pouco de azeite e suar as cebolas e o alho. Adicionar as lascas do bacalhau e mexer com delicadeza até que os aromas sejam incorporados.

Colocar o Penne para cozinhar em uma panela com água e sal (A água do macarrão sempre deve ficar salgada e não é preciso colocar óleo ou azeite. Quando a marca é boa, ele simplesmente não gruda e o manuseio é fácil.

Juntar o bacalhau refogado com o molho de rúcula. Temperar com um pouco de pimenta do reino e se precisar, um pouco de sal.

Em uma frigideira, colocar um pouco de azeite e saltear os aspargos cortados ao meio em fogo alto, até que fiquem levemente dourados. Temperar com sal

Quando o macarrão estiver cozido, colocá-lo em um refratário, despejar o molho por cima e misturar. Decorar com os aspargos, tomatinhos cortados ao meio, azeitonas e queijo parmesão ralado.

Para acompanhar, um drinque refrescante…

Frutas espumantes

Ingredientes
– 1 caixa de morango
– 1 caixa de amora
– 1 caixa de Blueberry
– Açúcar
– Vodka
– Gelo
– Espumante ou Champagne Brut (seco)

Modo de Preparo:

Bater as frutas com a quantidade de vodka desejada e um pouco de gelo. Adoçar. Se preferir, pode coar. Colocar a mistura até a metade do copo e completar com espumante gelado.

Importante!
Para o dia seguinte… alimentos que ajudam a combater a ressaca: Feijão, Leite, Banana, chás, bastante água, ovos e tomate.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Escrevam para mim, meu e-mail é: [email protected]

Feliz Natal e até semana que vem!