Categorias

CIDADE Operação do Procon autua filiais de supermercados em São Francisco e Itaipu

procon2O Procon Estadual realizou na última segunda-feira a primeira ação da Operação Swarovski, que vistoriou três supermercados de Niterói e outros dois da Baixada Fluminense. Os fiscais descartaram 114kg e 250g de produtos impróprios ao consumo e autuaram quatro dos cinco vistoriados.

No supermercado Diamante, localizado na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, os fiscais constataram que havia salgados na área de vendas com validade superior à data estabelecida pelo fabricante. Além disso, havia 10kg e 350g de carne previamente moída. Foram encontrados, também, 4 kg e 600g de carne picada sem especificação, na câmara frigorífica e produtos vencidos encontrados, na área de padaria: 30 kg de mistura para panetone, 6 kg de margarina folhada, 6 kg de mistura para preparo de produtos de panificação e confeitaria. Foi notado, ainda, a ausência do Livro de Reclamações. Na área de vendas havia produtos expostos a venda com validade superior a data que o fabricante estabelece, como linguiça calabresa e linguiça fina defumada.

Na filial do supermercado Diamante da Av. Rui Barbosa, 325, em São Francisco, Niterói, cerca de 30kg de carnes estavam vencidas e outros 11kg de picanha estavam armazenados inadequadamente. Fiscais encontraram a câmara frigorífica em péssimo estado de higiene, com sebo e ossos acondicionados junto a alimentos próprios para o consumo, exposição e venda. A fiscalização deu um prazo de cinco dias para limpeza e arrumação, e 15 dias para troca e melhorias nos ganchos e estrutura metálica da câmara.

O nome da operação faz referência aos cristais Swarowski, que estão entre os mais conhecidos no mundo da moda e são produzidas pela companhia multinacional austríaca Swarovski AG.