Categorias

NOTÍCIAS Noite de reconhecimento e homenagens aos defensores dos animais em Niterói

Evento reuniu dezenas de protetores e entusiastas da defesa animal da cidade.

A Casa da Amizade, em Charitas, recebeu na noite de quarta (24/04), um evento que reuniu dezenas de pessoas que atuam na causa animal em Niterói. A solenidade, de iniciativa do vereador Leandro Portugal (PV), teve como objetivo homenagear o ‘Abril Laranja’, mês de conscientização e combate aos maus tratos contra animais, além de reconhecer e valorizar o trabalho de protetores, amantes da causa, ONG’s e instituições. Foram entregues moções de aplausos, além de debate sobre políticas públicas.

Segundo o vereador, Niterói é uma referência na defesa animal no país, e precisa continuar avançando: “Estamos trabalhando em diversos projetos de lei para a cidade, entre os principais eu cito três: o CASTRAMÓVEL – que será de suma importância para o controle populacional de animais por toda a cidade, inclusive para atender comunidades e áreas menos favorecidas; os fogos silenciosos e a proibição da venda de animais em petshops, conforme já acontece em diversas cidades do Brasil”.

Além das moções e explanação sobre projetos na cidade, o evento contou também com a participação de Marcelo Pereira da Costa, Coordenador da Coordenadoria Especial de Direito dos Animais da Prefeitura de Niterói. Marcelo, que falou sobre a causa animal em Niterói e sobre a feira de adoção “Adotar É o Bicho”, que recentemente completou 7 anos e já soma mais de 2.000 adoções no Campo de São Bento, também é o responsável pelo CCPAD – Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos, que tem sua sede no Fonseca.

Esporte e amor pelos animais

Outro homenageado da noite foi o atleta brasileiro, representante da cidade de Niterói, William Oliveira, e seu fiel companheiro de quatro patas, o cão Xico. Os dois foram os grandes campeões da última edição do Canicross, realizado no Chile, em outubro de 2018. Ainda pouco praticado no Brasil, o Canicross conta com poucos representantes brasileiros, e o niteroiense Willian, um dos pioneiros no Brasil, já tem em seu currículo a conquista do Sul-Americano da modalidade. Ambos se preparam para disputar o mundial de 2019, na Letônia.

Medalha São Francisco de Assis

Além das moções entregues aos protetores de animais e representantes da causa, também foram entregues duas medalhas São Francisco de Assis, para a veterinária Fernanda Campista e para o Marcelo Pereira, por tantos anos de serviços prestados na defesa animal. Segundo Leandro Portugal, idealizador do evento, o reconhecimento é merecido: “Marcelo Pereira e Fernanda Campista são dois exemplos da luta pelos animais. Há muitos anos batalham por projetos e iniciativas, tanto públicas quanto privadas, e já colecionam conquistas, como o CCPAD, a feira ‘Adotar É o Bicho’, além de centenas de casos de resgates e assistências a animais feridos, doentes, etc. Esta medalha é o reconhecimento do trabalho dos dois, e a demonstração de que devemos valorizar quem tanto luta pelos animais da cidade. Agora vamos continuar batalhando para termos, em breve, um CASTRAMÓVEL em Niterói, além da proibição de fogos barulhentos (sobretudo no Réveillon) e a proibição da venda de animais em petshops”. – finalizou Portugal.