Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Niteroiense é eleito ‘Atleta da Galera’ do Prêmio Paralímpicos 2018

O niteroiense Igor Barcelos foi eleito o “Atleta da Galera”, categoria escolhida por meio do voto popular, no Prêmio Paralímpicos 2018. Jogador de bocha desde 2017, ele conheceu a modalidade ao assistir os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Com 44,4% dos votos, Igor levou a honraria para a Andef, em Niterói, no Rio de Janeiro. Em segundo lugar ficou a nadadora Evellyn Garrido com 36,8% dos votos e em terceiro André Rocha, atleta do arremesso de peso e do lançamento de disco, com 18,8%.

“Quero agradecer a cada um que votou e divulgou a votação para mim. Foi inesperado estar na final e sou grato por cada que me deu a oportunidade de participar desse grande evento de premiação realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro”, disse o esportista de 30 anos.

Igor nasceu com paralisia cerebral devido à falta de oxigênio no parto e compete na classe BC1. Em 2018, ele foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, para disputar o BISFed Regional Open São Paulo, realizado no CT Paralímpico, em maio. Nesta competição, conquistou a medalha de ouro na disputa por equipes.

“Essa vitória é uma oportunidade muito boa para divulgar a bocha, uma modalidade que ajuda muitas pessoas com deficiências severas. Apesar de não ser tão popular, é a mais inclusiva. Mesmo com pouco tempo no esporte, vi que muitas pessoas são ajudadas pela bocha”, declarou.

O festejo encerrou o ano do esporte adaptado brasileiro. A edição de 2018 manteve todas as categorias premiadas nos anos anteriores, incluindo os já tradicionais Prêmio Aldo Miccolis, que homenageia pessoas que dedicaram sua vida ao esporte paralímpico, o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o movimento na temporada, além das premiações dos técnicos de modalidade individuais e coletivas. Um competidor de cada uma das 25 modalidade também foi lembrado pelo destaque nesta temporada.