Acesse nossas Mídias
campanha combate coronavirus

Cidade

Niterói realiza mutirão educativo contra o mosquito Aedes aegypti

Compartilhe

dengue2O Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai realizar atividades educativas e complementares de combate ao Aedes aegypti no período pré-carnaval, em Niterói.  As ações acontecem de 01 a 04 de fevereiro, visando os moradores da cidade que viajam e deixam suas casas fechadas durante os dias de folia. O objetivo é mobilizar a população do município na adoção de medidas preventivas do mosquito e evitar a circulação do vírus entre cidades do Estado.

A equipe será formada por 17 agentes do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), dividida em duas áreas de atuação. Um grupo ficará no terminal João Goulart, distribuindo matérias educativos. Já os outros profissionais estarão no terminal Roberto Silveira.

Combate ao mosquito

A campanha “Não Crie Mosquito Em Casa” foi desenvolvida pela secretaria de Saúde em parceria com outras pastas. Junto com a Fiocruz, serão realizadas duas ações na cidade: usar mosquitos infectados por uma bactéria que atua como vacina contra o Aedes e o aplicativo “Sem Dengue”.  Através do app, a população pode tirar fotos de possíveis criadouros do mosquito e enviar para os pesquisadores.

A campanha tem, ainda, a distribuição de panfletos, cartazes, divulgação nas mídias sociais, uma página especial no Portal da Prefeitura (www.niteroi.rj.gov.br/contradengue) e mutirões intersetoriais que acontecem aos finais de semana em diferentes locais da cidade.

Além do foco na eliminação dos criadouros, a iniciativa informa a população sobre os sintomas das doenças. Em Niterói, as pessoas também podem denunciar possíveis focos de Aedes pelo Disque Dengue: 2621-0100.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo