Categorias
NOVIDADES

Museu do Ingá exibe mostra ‘Motivos do Rio de Janeiro’

10177305_671432199586720_397274429374079524_nSERVIÇO
Data: De 12 de Abril a 27 de Julho
Horário: Terça a sexta, das 12h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Local: Museu do Ingá – Rua Presidente Pereira, 78, Ingá – Niterói – RJ
Entrada: Franca
Informações: [email protected]

O Museu do Ingá – espaço da Secretaria do Estado de Cultura (SEC ), abre as portas para a exposição Motivos do Rio de Janeiro – Emeric Marcier neste sábado, 12 de abril, às 15h. Trata-se de uma seleção de painéis do pintor e muralista romeno, inspirados por sua experiência nas ruas do Rio de Janeiro.
“Este é o primeiro capítulo da série Os Grandes Formatos na Coleção Banerj – que exibirá obras de importantes pintores modernistas. Acreditamos, assim, cumprir um dos papéis fundamentais de um museu, que é o de comunicar suas coleções, tornando-as ponto de partida para uma reflexão crítica e abrangente, sobre a cultura fluminense e a arte brasileira”, explica Mariana Várzea, Superintendente de Museus da SEC.

 Os Grandes Formatos na Coleção Banerj pretende exibir as obras de grande formato da coleção, feitas sob encomendas do banco, em 1965, a grandes pintores modernistas, para a decoração da agência. Entre eles, Marcier, Cícero Dias, Di Cavalcanti e Carybé.

Marcier chegou ao Brasil pela primeira vez em 1940. O artista ficou conhecido principalmente pelas pinturas de temática religiosa, mas seu trabalho também revela a admiração pelo povo e pelo cenário brasileiro, sempre expressando os diversos lados da realidade humana.  Declarava-se apolítico, mas era profundamente antifascista. Sua obra, à luz do presente, revela um artista, senão engajado, atento ao tempo em que vivia.

Mais de sete décadas depois de sua chegada ao Brasil, sua pintura de cores terrosas, mas vibrantes, onde vermelhos e amarelos se destacam, poderão ser apreciadas pelo público.