Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Mobilidade urbana: ciclovia na Marquês do Paraná

A prefeitura de Niterói anunciou que vai priorizar a implantação da ciclovia no cronograma das obras de ampliação das pistas da Avenida Marquês do Paraná. O traçado deve começar a ser feito no mês que vem, e a conclusão está prevista para novembro. A obra toda, incluindo praça e calçadas, está orçada em R$ 11,8 milhões e prometida para o início do próximo ano.

A prefeitura foi vitoriosa numa disputa judicial que se arrastou por seis meses. Uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Rio Janeiro (MPRJ) exigiu Estudo de Impacto Ambiental para as obras, já que, em seu entendimento, a região faz parte da área da Operação Urbana Consorciada (OUC) do Centro. Ao final da guerra de liminares, a Justiça indeferiu o pedido do Ministério Público.

O projeto da ciclovia prevê a ligação do Centro com a Zona Sul, conectando os traçados das ciclofaixas das avenidas Amaral Peixoto e Roberto Silveira. A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) está trabalhando na retirada do entulho e aguarda o fim da desapropriação do terceiro prédio para iniciar a demolição, que deverá durar 90 dias. Em paralelo, a Emusa está contratando o projeto executivo da obra de alargamento.