Categorias
NOVIDADES

Mamma Mia! Como amamos comida Italiana!

Por Lara Brittes ([email protected])

O segredo da boa massa

Apaixonados por comida italiana, vocês sabem apreciar uma boa massa, certo? Mas, já conseguiram sentir a diferença entre os macarrões vendidos no mercado?

Não há dúvidas que a melhor massa é aquela feita em casa, com todo carinho e dedicação, mas, convenhamos, tanto capricho as vezes dá um trabalho, que fica mais simples comprar aquele velho pacote de macarrão. Só que muitas vezes o mais barato sai caro.

Quantas vezes ouvimos falar que para cozinhar macarrão deve-se colocar azeite na água? Isso acontece porque as marcas que costumamos usar não são de muita qualidade e nos dão um resultado ruim: Uma cola difícil de manusear. Por isso colocamos o óleo na esperança de melhorar um pouco esse desastre. Mas, na verdade, se você quiser acertar e não correr o risco de estragar o seu prato procure a marca certa. Você vai gastar um pouco mais (certa de R$ 3,00 reais), mas eu garanto que vai valer muito a pena.

Agora, se você estiver com disposição e quiser impressionar mesmo os seus convidados, aí vai uma receita de massa caseira:

*Se você não tem a máquina para preparo de massas, pode encontrar nas lojas Spicy (I Fashion, Moreira Cesar)

Ingredientes:
– 400 gramas de farinha de trigo
– 9 gemas
– 2 claras

Modo de preparo:

Peneirar a farinha em uma vasilha, Misturar os ingredientes e sovar a massa até que fique homogênea e bem firme. (se ficar muito seca, colocar mais uma gema, se muito líquida, acrescentar mais farinha).

Enrolar a massa com filme plástico e deixar descansar por 1 hora na geladeira. Trabalhar a massa na máquina apropriada.

  Vieiras e figos caramelizados com spaghetti ao molho e amêndoas, endro e gorgonzola (Serve 5 pessoas)

Ingredientes:
– 500 gramas de spaghettini( BARILLA)
– 150 gramas de amêndoas sem casca laminadas (Beira Mar ou Pão de açúcar)
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 2 dentes de alho laminados
– Endro/Anetto/Dill à gosto
– Figos à gosto
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo
– 1 xícara de creme de leite fresco
– Sal
– Azeite
– 1/5 kg de vieiras limpas (Se não encontrar, substitua por camarão, lagosta ou algum fruto do mar de sua preferência.)
– 1 xícara de gorgonzola cortado em pedaços pequenos.

 Modo de preparo:

Cortar os figos em 4 ou 6 pedaços.

Em uma panela, colocar os pedaços de figo com o açúcar e um pouco d água e cozinhar em fogo baixo, até que a fruta fique caramelizada.

Em uma frigideira pequena, colocar as amêndoas e torrar levemente em fogo médio. Reservar.

Colocar água em uma panela e deixar ferver. Colocar sal até que a água fique realmente salgada. Cozinhar o macarrão até que fique “AL dente”.

Temperar as vieiras com sal e untar uma frigideira anti aderente com azeite e selar rapidamente as vieiras dos dois lados. Reservar.

Na mesma frigideira, colocar a manteiga, o azeite, o alho e as amêndoas. Quando a manteiga começar a espumar, acrescentar o endro picado, o creme de leite fresco e o macarrão cozido. Misturar bem e acrescentar as vieiras e o queijo gorgonzola. Misturar. Acertar o sal. Decorar com os figos e o endro.