Categorias
NOVIDADES

CIDADE Mais 69 guardas municipais passam a atuar em Niterói a partir desta semana

guardasA Prefeitura de Niterói realizou na última segunda-feira (23/11), a formatura da terceira turma de aprovados no concurso público de 2014 da Guarda Municipal. São mais 69 guardas reforçando o patrulhamento da cidade a partir desta semana. O Centro, Icaraí e a Região Oceânica terão prioridade na distribuição dos formados. Agora, são 526 agentes distribuídos por todo o município. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) já formou 215 dos cerca de 300 aprovados no concurso.

O novo contingente atuará em apoio à Operação Papai Noel – que tem como principal objetivo garantir a tranqüilidade na época mais movimentada para o comércio.

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou que, apesar da atribuição constitucional da segurança pública ser dos Estados, os municípios devem cobrar e colaborar. Segundo ele, a Prefeitura de Niterói tem feito investimentos expressivos na área como a construção das Companhias Destacadas (Caramujo, morros do Estado e Palácio, Pendotiba, Fonseca e Cavalão), da sede provisória da Delegacia de Homicídios e do Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói, o Cisp, que está monitorando toda a cidade com câmeras.

Os agentes públicos passaram por mais de três meses de curso, com aulas teóricas e práticas, ministradas em parceria entre a Guarda Municipal e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Eles receberam instruções de ética, sociologia, antropologia, direito penal, mediação de conflitos, defesa pessoal, utilização de técnicas não letais, primeiros socorros, dentre outras.

De olho em Niterói

De acordo com uma nota publicada pela prefeitura, as câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) estão ajudando as polícias Civil, Militar e Federal a investigar e elucidar crimes e casos de violência ocorridos na cidade.

No dia 27 de outubro, o centro captou imagens de um homem de camisa escura abordando uma mulher num ponto de ônibus na Alameda São Boaventura, no Fonseca, na Zona Norte. As câmeras mostram o suspeito levando a vítima para um beco. O suspeito tentou fugir, mas a PM, acionada, chegou ao local e o levou para a 76ª DP (Centro).

Já na madrugada do dia 11 de novembro, as câmeras do Cisp flagraram o veículo utilizado por bandidos para fugirem após explodirem um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, em São Francisco. O mesmo veículo, agora acompanhado por um motociclista, foi registrado por câmeras nas ruas Geraldo Martins, Dr. Paulo Cesar e Dr. Sardinha, em Santa Rosa. Com o auxílio das imagens, a Polícia Federal conseguiu achar e identificar o veículo, um Mitsubishi Pajero Dakar, que foi abandonado na Rua Magé, no bairro Pé Pequeno, na Zona Sul da cidade. A PF já periciou o carro e agora tenta identificar os criminosos por meio de impressões digitais colhidas no interior do veículo.