Categorias

CIDADE MAC inicia reforma para comemorar 20 anos de existência em 2016

PRAIA DA BOA VIAGEM niteroiSímbolo da cidade e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC vai passar por uma inédita reforma, que vai incluir além de um novo sistema de ar condicionado, várias outras melhorias, seguindo padrões internacionais, como a troca do piso, acessibilidade, iluminação de LED, retirada das grades, a construção de uma nova reserva técnica etc. Todo o programa de trabalho faz parte do Plano de Governo 2015 para a celebração dos 20 anos do MAC, que será comemorado em 2016.

A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, informa que durante o período das reformas, o MAC fica fechado, porém o pátio, o Centro de Atendimento ao Turista e a loja do Museu estão abertos ao público e recebendo atividades culturais, educativas e de lazer, normalmente. Já estão programadas várias iniciativas para o local, com música, teatro, oficinas, cinema etc.

O MAC vai manter também agentes turísticos e ativadores, no espaço, para atender aos visitantes, e apresentar a história, a importância e curiosidades do Museu e da Boa Viagem. O fechamento dos espaços internos do museu será, também, intensamente compensado através fóruns, debates e performances e ações integradas na Boa Viagem, que estarão sendo estimuladas a partir do pátio do MAC para os caminhos dos museus e espaços expositivos do bairro.

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) ressalta que o MAC, nesses últimos 18 anos, jamais recebeu a reforma e a manutenção que estão previstas para este ano (2015), que preveem, inclusive, tornar o subsolo do museu totalmente acessível, com elevador, além da impermeabilização do teto, ambos com recursos federais já em processo de liberação.

De acordo com a FAN, o Museu terá ainda a troca do piso; vai ganhar novo sistema de iluminação de led, com projeto de Peter Gasper, tanto do prédio-monumento, quanto das áreas internas expositivas, contribuindo com uma volumosa economia de energia; e terá as grades substituídas por vidro, deixando ainda mais bela a fachada do prédio, que poderá ser admirada, livremente, pelos pedestres e transeuntes das vias do Mirante da Boa Viagem.

“Nunca antes um prefeito assumiu, como programa de governo, a renovação do MAC, seu prédio, assim como a construção da reserva técnica, estamos vivendo mais um momento histórico para a cidade”, ressalta o presidente da FAN, André Diniz.

Sobre a coleção Sattamini, a Prefeitura informa que a renovação do contrato está em processo, em função de um entendimento de ambas as partes, no sentido da necessidade de se investir em uma nova reserva técnica, que também já está em fase adiantada de estudo – com a Cessão de Uso de áreas disponíveis no Museu do Ingá. Serão entorno de 1200 m2, duplicando a área atual, resultando em um modelo de Reserva Técnica que será referência para o país, e que vai permitir, não só o contínuo crescimento da coleção João Sattamini, mas também, a abertura do MAC para doações de artistas e o acolhimento de outras coleções. O local vai contar ainda com um atelier de restauro – com áreas previstas para cursos e formação técnica especializada.

O prazo para a reabertura do MAC está programado, inicialmente, para daqui a 3 meses, porém pode ser alterado, pois todos os projetos são submetidos e analisados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fonte: Prefeitura de Niterói