fbpx
Acesse nossas Mídias

Especiais

MAC – 17 Anos!

Compartilhe

guianiteroi10Se não bastassem todas as suas belezas naturais, Niterói tem uma das obras mais incríveis realizadas pelas mãos humanas. Há 17 anos, em 02 de setembro de 1996, era inaugurado na cidade, o Museu de Arte Contemporânea (MAC). Desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a obra, causou grande repercussão na época, por suas curvas e pela aparência futurística, lembrando um disco voador.

Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, Tampouco inaugurado, o MAC logo se tornou o principal cartão postal de Niterói para o Mundo. A obra do museu abriu caminhos para a evolução da arquitetura brasileira. O seu processo criativo revela sua habilidade de congregar arte, arquitetura e poesia, promovendo o inter-relacionamento de elementos que fazem com que suas criações, mais do que construções arquitetônicas, sejam consideradas obras artísticas.

Responsável por todo o processo arquitetônico do MAC, Oscar Niemeyer sempre declarou que a beleza do local foi a grande inspiração para a obra.

“Às vezes um projeto custa a se definir. Outras, ele surge de repente como se, antes, nele nos tivéssemos detido cuidadosamente. E isso aconteceu com este projeto. O terreno era estreito, cercado pelo mar e a solução aconteceu naturalmente, tendo como ponto de partida o apoio central inevitável. Dele, a arquitetura decorreu espontânea como uma flor. A vista para o mar era belíssima e cabia aproveitá-la. E suspendi o edifício e sob ele o panorama se estendeu mais rico ainda. Defini então o perfil do museu. Uma linha que nasce do chão e sem interrupção cresce e se desdobra, sensual, até a cobertura. A forma do prédio, que sempre imaginei circular, se fixou e, no seu interior, me detive apaixonado. À volta do museu criei uma galeria 7580374890_348d237264_zaberta para o mar, repetindo-a no segundo pavimento, como um mezanino debruçado sobre o grande salão de exposições. E me preocupei com os interiores, desejoso que fossem bonitos e variados, convidando os visitantes para conhecê-los melhor. No terreno, minha ideia foi acentuar a entrada do museu, desenhando a rampa externa. Um passeio ao redor da arquitetura. E senti que o museu seria bonito e tão diferente dos outros que ricos e pobres teriam prazer em visitá-lo”. (Org. NIEMEYER, Oscar. Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Rio de janeiro, Editora Revan, 1997.)

Acervo – Destinado principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer do século XX , o MAC Apresenta desde artes abstratas até obras retratando a ilusão da Monarquia Brasileira. O museu possui um acervo de 1.217 obras da Coleção João Sattamini. Um conjunto reunido desde a década de 1950, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.

MAC Educativo – As ações educativas do MAC-Niterói têm como principal objetivo desenvolver estratégias de interação comunicativa com a arte contemporânea nas demais exposições realizadas no museu. A cada exposição, a Divisão de Arte e Educação do MAC elabora diferentes estratégias educativas de participação e criação estimulando a interpretação imaginativa das obras. A atuação do MAC está voltada para a formação do olhar através de estratégias de acesso qualitativo que exploram justamente o cotidiano, a cidade, o Museu e a arte contemporânea.

O MAC cria ações e programas para grupos diversificados, visando a formação de público e o incentivo à frequência aos museus. As ações dividem-se em três principais frentes de atuação: MAC – Escola, MAC – Famílias e MAC – Comunidades, o que pode ser mais bem apreciado no site: http://www.macniteroi.com.br/?op=educacao.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Especiais

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?