Categorias

NOTÍCIAS Castrações gratuitas a todo vapor no Horto do Fonseca

O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) que funciona no Horto do Fonseca já realizou cerca de três mil cirurgias de castração em cães e gatos desde sua inauguração há dois anos. Os procedimentos são feitos gratuitamente para moradores de Niterói, mediante cadastro de vagas que são abertas a cada dois meses.

No ano passado, o centro realizou uma campanha de prevenção da poliotricose, doença que só acomete os gatos, e que preenchem 60% das inscrições. Pois são mais férteis e formam colônias.

O CCPAD do Horto conta com dois centros cirúrgicos, um consultório, área pré e pós-cirúrgica e sala para curso de banho e tosa, além de áreas administrativas.

Outra unidade municipal que faz castrações é o Centro de Castração da Unidade de Controle Populacional, em Icaraí. Lá, o serviço é coordenado pelo Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, da Fundação Municipal de Saúde, e o cadastro também é realizado a cada dois meses. O número de vagas depende da disponibilidade de salas e veterinários. A unidade funciona desde 2013 e já fez, segundo a prefeitura, mais de cinco mil cirurgias gratuitas,

Em ambos os locais, para agendar a cirurgia, o responsável pelo animal deve entrar em contato por telefone: 3607-8569, do Horto do Fonseca; e 2711-0113, de Icaraí. Depois, deve ir à unidade com documento de identidade e comprovante de residência para efetuar a inscrição. O CCPAD do Horto do Fonseca tem acesso pela Travessa Luiz de Matos 105. E o centro de castração de Icaraí fica na Rua Silvestre Rocha 2, na esquina com a Rua Lemos Cunha.