Categorias
NOVIDADES

NOTÍCIAS Flexibilização em Niterói – Estágio Amarelo 2 começa segunda, 22 de junho

Entenda o que pode funcionar e o que ainda permanece proibido na nova fase do plano de transição gradual em Niterói.

Niterói continua avançando no plano de transição gradual a partir da próxima segunda-feira (22). A cidade entra no estágio amarelo nível 2, penúltima fase de transição gradual da cidade, já que a cor verde só será atingida com a vacina contra o coronavírus.

De acordo com as novas regras, poderão funcionar pequenos e médios comércios varejistas de rua com 50% de capacidade do estabelecimento e com horário de funcionamento de 12h às 20 horas. Os centros comerciais de rua da Região Oceânica e de Pendotiba também poderão abrir. Clubes estarão liberados para a prática de atividades físicas individuais e com restaurantes e bares fechados. Os templos religiosos também poderão abrir suas portas para atividade presencial com 25% de ocupação dos assentos e com a regra de distanciamento social.

O Campo de São Bento, em Icaraí, o Parque Palmir Silva (Horto do Barreto) e o Horto do Fonseca poderão abrir das 10h às 20h30, apenas para a prática de atividades individuais e caminhada. Os outros parques e praças da cidade continuam fechados. As praias da cidade e os quiosques da orla também permanecem fechados. O horário para a prática de atividades físicas no calçadão também sofreu alteração: das 10h30 às 12h30 será exclusivo para idosos. Das 6 às 10h30 e das 16 às 22 horas para os demais.

O prefeito Rodrigo Neves enfatizou que Niterói foi a primeira cidade da Região Metropolitana a retomar, de maneira gradual, as suas atividades, no dia 21 de maio, quando saiu do estágio roxo e chegou ao estágio laranja.

Os shoppings continuarão fechados ao público até uma nova avaliação dos indicadores. Até lá, estes estabelecimentos poderão operar com sistema drive-thru das lojas, no qual os clientes só podem acessar os estabelecimentos de carro para a retirada dos produtos comprados previamente.

Escolas, universidades, academias de ginástica, teatros e cinemas permanecem fechados. Bares e restaurantes também, sendo permitido apenas o sistema delivery. Atividades de excursões e passeios não estão autorizados nesta fase. Profissionais de Educação Física podem desenvolver suas atividades em espaços abertos, como praias, parques e áreas abertas dos clubes. A recomendação é para que pessoas acima de 60 anos continuem trabalhando home office.

Todos os estabelecimentos autorizados a funcionar devem seguir todas as recomendações de funcionamento como a obrigatoriedade do uso de máscara, a medição de temperatura e álcool em gel na entrada, além das regras de distanciamento social dentro e fora dos estabelecimentos.  O prefeito lembrou, também, que as barreiras sanitárias com os municípios limítrofes continuam nas entradas da cidade, assim como a medição de temperatura na estação das barcas e a fiscalização em terminais rodoviários. O uso de máscara também continua sendo obrigatório.

Regras que começam a valer nesta fase amarelo 2 do plano de transição gradual para o novo normal

Shoppings e galerias

Os centros comerciais podem funcionar em sistema drive-thru. Aqueles que forem abertos (como os da Região Oceânica e Pendotiba) estarão liberados.

Comércio de rua

Lojas de roupas, móveis, informática, de artigos culturais, recreativos e esportivos voltam a funcionar, do meio-dia às 20h, e ocupação de 50%. Todos deverão verificar temperatura de clientes e respeitar o distanciamento social dentro das instalações.

Praias e calçadão

Horários para atividades físicas individuais foram estendidos. Agora vão das 6h às 10h30m e das 16h às 22h para o público em geral. E das 10h30m às 12h30m para os idosos. Quiosques continuam fechados e banho de mar ainda está proibido.

Missas e cultos

Atividades religiosas voltam em horário padrão, mas com limitação de 25% dos assentos ocupados.

Parques e jardins

Apenas o Campo de São Bento e os Hortos do Fonseca e do Barreto poderão abrir, das 10h às 20h30m, para caminhadas e atividades individuais. Demais praças e parques, assim como a feirinha de artesanato em Icaraí ainda não estão liberados.