Agenda
Corrida da Ponte retorna após 12 anos e já tem data para acontecer
O Desafio da Ponte, de volta após 12 anos, tem data confirmada: a corrida de 21k, sendo 13,9k na ponte Rio-Niterói, será realizada no dia 3 de agosto, a partir das 6h30.
A prova será para oito mil corredores, mesmo número da última edição em 2013, que terão de comprovar tempo mínimo para a efetivação da inscrição.
A largada será em Niterói, no Caminho Niemeyer, e a chegada, no Rio, na Praça Mauá, onde terá um palco para shows, local para ativações (como gravação do tempo na medalha), área recovery e loja com produtos da marca Desafio da Ponte.
A Dream Factory e Spiridon, organizadores deste evento e também da Maratona do Rio, ainda divulgarão o valor da inscrição e quando será aberta.
Segundo Pedro Pereira, gerente de produto do Desafio da Ponte e da Maratona do Rio, a ponte não será totalmente fechada para a realização deste evento.
A corrida acontecerá na pista sentido Rio, em três faixas (a quarta faixa será usada como uma via de serviço). Já a pista sentido Niterói funcionará para a circulação dos carros.
Pedro afirma que para esta edição haverá pré-requisito para a inscrição — não aconteceu anteriormente.
Explicou que por conta da quantidade de corredores, a mesma da última edição, e do desafio em si, foi preciso estipular um tempo de corte.
Para participar, será necessário comprovar tempo igual ou inferior a 2h30 em provas de meia maratona ou 5h em provas de maratona, realizadas a partir de janeiro de 2024. O critério é o mesmo para homens e mulheres.
— Com este tempo de corte, entendemos que os corredores serão mais experientes. Fechamos com a Ponte (a concessionária Ecovias Ponte) que este ano faremos a corrida para oito mil pessoas. Assim, poderemos fazer uma operação de excelência e muito rápida, garantindo que a operação termine por volta das 11 horas. As pessoas que passam atualmente pela ponte nem vão perceber, uma vez que este é o período com menor fluxo de carros do dia (domingo) — explica Pedro.
Para os próximos anos, ele acredita que será possível aumentar o número de corredores. A ideia é manter o Desafio da Ponte no calendário de eventos das cidades do Rio e de Niterói.
Pedro explica ainda que as tratativas com os órgãos responsáveis dos dois municípios, além dos federais, “tomou um pouco mais de tempo” e que por isso o evento será realizado em agosto e não em abril, como previsto anteriormente.
— Sempre tivemos as datas de abril e agosto em mente por conta do clima. Estamos confortáveis com isso, o clima em agosto é mais fresco, chega a ter até 3 graus de média a menos do que em abril. Isso pode ser um ponto positivo para o corredor — declarou Pedro. — O clima pode ser de muito sol ou de vento e chuva. Por isso chamamos de desafio. O corredor vai lidar com adversidades e vai correr em um local icônico, na maior ponte do hemisfério Sul.
Propaganda para Rio-Niterói 2031
Fernanda Cozac, diretora de marketing da Dream Factory, acrescentou que esta edição, a da “retomada”, ganha caráter ainda mais especial uma vez que envolve as duas cidades postulantes à sede conjunta dos Jogos Pan-americanos de 2031. A decisão da Panam Sports será divulgada em outubro.
— Diferentemente dos outros percursos, este é um local em que as pessoas não podem correr no dia a dia. A oportunidade é esta, neste momento — declarou a diretora, que observa: — E fortalecerá o protagonismo do Rio e de Niterói para a candidatura do Pan de 2031. Será um momento de integração entre as cidades e por isso também ganha um significado maior agora. Vamos apoiar o comitê de candidatura no que for necessário, mas não estamos envolvidos diretamente na campanha.
Pedro explicou que assim como ocorre na Maratona do Rio, a largada será em ondas, a partir das 6h30. Possivelmente oito largadas e cerca de 1 hora para a realização de todas elas. A categoria Elite, para atletas profissionais, será a primeira e terá premiação em dinheiro para os campeões. Os corredores que cruzarem a linha de chegada ganharão medalha e os vencedores por faixa etária levarão troféu.
— A largada no Caminho Niemeyer é perto das barcas, facilitando a logística do corredor. Ele poderá optar por chegar pelas barcas, que terá operação especial, ou com transfer (a ser contratado com a organização).
Sobre preços, Pedro disse que serão oferecidas diferentes experiências no ato da inscrição como o ingresso VIP (área reservada na Praça Mauá, com buffet e recovery exclusivo), largada avançada (na primeira onda, geralmente procurado por atletas mais rápidos), transfer para a largada em Niterói, entre outras. Ele, porém, não adiantou qual será o valor de entrada.
O Desafio da Ponte teve sua primeira edição em 1981 e, desde então, foi realizado de forma esporádica ao longo dos anos. As últimas edições ocorreram em 2011, 2012 e 2013, com a Dream Factory e a Spiridon. Segundo Pedro, a realização do evento foi interrompida em 2014 por causa das obras e demolição do Elevado da Perimetral para os Jogos Olímpicos de 2016.
Fonte: Blog Correria - Jornal O Globo
