Categorias

Conheça Niterói – Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira

A Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira é cercada de muito verde, brinquedos, livros, crianças e atividades artísticas e culturais, no Campo de São Bento, em Icaraí. Seu objetivo é formar leitores em todas as classes sociais na faixa etária de 3 a 14 anos.

No seu acervo, mais de 13 mil volumes, incluindo obras de ficção, referência, periódicos, materiais para atividades recreativas, além dos tradicionais contos de fadas, lendas, fábulas, poesias, folclore e aventuras. Há também revistas em quadrinhos, arquivo de gravuras, folhetos e recortes de jornais para pesquisas.

A BEIAT, além da pesquisa escolar, oferece orientação à leitura e empréstimo domiciliar. E, entre suas atividades, estão a Hora do Conto, realizada semanalmente; encontro com autores; lançamentos de livros; exposições; peças teatrais; oficinas diversas; feiras de livros e cursos.

Diretora: Regina Abrunhosa
Rua Lopes Trovão, s/nº
Campo de São Bento – Niterói
CEP 24220-071
Tel: (21) 3719-8385
[email protected]

A Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira, localizada no Campo de São Bento, em Icaraí, foi inaugurada em 11 de fevereiro de 1980, mas só foi aberta ao público a 3 de março. A escolha do seu patrono, Professor Anísio Teixeira, grande inovador no campo da educação e motivador para a instalação de bibliotecas no país, deve-se a sua defesa pela leitura. Segundo ele, as bibliotecas são instituições fundamentais da Educação e antecedem à própria Escola.

A biblioteca conta com a presença de cerca de mil usuários por mês. Isso se dá, também, graças à parceria que a biblioteca faz com as escolas de Niterói e municípios vizinhos, contribuindo na formação dos leitores do futuro.