fbpx
Acesse nossas Mídias
ciclopatrulhamento

Cidade

Ciclopatrulhamento é reforçado em Niterói

Compartilhe

A Guarda Civil Municipal de Niterói ganhou, na última quinta-feira (13), um novo grupamento: a Coordenadoria de Ciclopatrulhamento, que passa a incorporar a 2º Inspetoria Regional da instituição, em Icaraí. Com esta ação, o número de agentes de bicicleta que atuam na cidade passa de 12 para 32, em regime de escala.

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, a medida é uma iniciativa da Guarda Municipal, que apoia as ações das forças de segurança do Estado. Chagas reforça que apesar de ser uma atribuição constitucional do Governo do Estado, a Prefeitura de Niterói prioriza a segurança pública e faz questão de dar apoio ao combate à violência.

O principal foco de atuação no momento compreenderá os bairros de Icaraí, do Ingá, São Francisco e Centro, prevenindo pequenos delitos como roubo e furto nessas regiões, com base nos dados da mancha criminal fornecida pelo Instituto de Segurança Pública.

O local onde vai funcionar a Coordenadoria passou por reformas com o objetivo de adequar o espaço para receber os agentes e as bicicletas. Em fevereiro deste ano, aproximadamente 20 guardas civis municipais passaram por um treinamento de ciclopatrulhamento, que foi ministrado por policiais do Batalhão em Áreas Turísticas (BPTur), da Polícia Militar. Durante o curso de 40 horas, os guardas puderam adquirir conhecimento em normas de segurança de circulação, princípios técnicos de abordagem e, até mesmo, manutenção de bicicletas.

O inspetor geral da Guarda Civil de Niterói, Leandro da Vitória, afirma que “A bicicleta é um meio intermediário entre o patrulhamento a pé e em viaturas. As áreas de patrulhamento serão cobertas de forma mais ágil. Será possível cobrir uma área maior em menos tempo e, por consequência, prevenimos pequenos delitos”


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Precisa de ajuda?