Categorias

CIDADE Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói terá 600 câmeras com monitoramento 24hs até 2016

cisp4

A obra do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, Região Oceânica em Niterói foi concluída terça-feira (30-06).

A partir desta quarta-feira (1/7), a Empresa Informática El Corte Ingles inicia a implantação de toda a logística de conexão de cabos do sistema integrado. No próximo dia 15 de julho, começa o processo de migração do sistema de inteligência. Centro Integrado de Segurança Pública de Niterói terá 600 câmeras instaladas gradativamente até 2016, com monitoramento 24 horas da cidade.

O complexo será coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), através de agentes treinados e guardas municipais, e integrará a Guarda Municipal e as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal.

O projeto do Cisp tem investimento de R$ 20 milhões. A obra foi antecipada em seis meses pela Prefeitura com o objetivo de tornar Niterói a cidade mais bem monitorada do Estado do Rio e ajudar o Governo do Estado nas ações de segurança implantadas no município.

O sistema de monitoramento está sendo instalado e adaptado pela mesma empresa que implantou o sistema em Madri uma das cidades mais monitoradas do mundo. Com inicio da etapa de cabeamento das câmeras equipes iniciarão o treinamento para manuseio e operacionalização.

A tecnologia de última geração inclui ainda os 80 botões de pânico, que já estão sendo colocados em escolas, estação das barcas, universidades e outros pontos considerados estratégicos para a tomada de ações rápidas entre as forças de segurança da cidade.

Do total de câmeras, 50 terão alcance de 360 graus e outras 50 serão analógicas e inteligentes, identificando placas de veículos, que entrem ou circulem pela cidade, através dos cinco portais, também colocados em pontos de interesse para a segurança pública da cidade.

Carros da Polícia Militar e Guarda Municipal passarão a ter rastreadores com equipamentos geo referenciados com o objetivo de chegarem mais rápido aos locais de ocorrências .Através das câmeras, ocorrências em andamento ou mesmo alguma suspeita de delitos, serão captadas de imediato emitindo o sinal para o veículo que estiver mais próximo.

fonte: Prefeitura de Niterói