Categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Boletim do Inea sinaliza praias de Niterói próprias para banho

O horário de verão que começou à meia-noite do último domingo, e os relógios devem ser adiantados em uma hora. E causa felicidade para os moradores e vizinhos de Niterói, sobrando uma horinha a mais para um bom mergulho. Dos 29 pontos em que o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) afere a qualidade das águas para balneabilidade, apenas quatro estão impróprios para banho, de acordo com o boletim divulgado no último dia 5: as praias da Boa Viagem; do Gragoatá; o trecho em frente ao número 365 da Avenida Quintino Bocaiúva, em Charitas; e a saída da Alameda Marechal Pessoa Leal, em Jurujuba.

David Zee, professor do curso de graduação Oceanografia da Uerj, explica que o fenômeno é motivado por duas razões climáticas. “A ausência de chuvas neste período deixa as praias mais limpas, mas isso não explica tudo. O comum na Baía de Guanabara é que tenhamos predominância de ventos vindos do Sudoeste, que se chocam com o Pão de Açúcar. Como essa é uma montanha muito alta e densa, acaba funcionando como um paredão, e o ar afeta pouco o regime das marés. No entanto, dessa vez, ele tem vindo das regiões Sul e Sudeste, o que permite maior renovação das águas, proporcionando praias mais limpas.” conta Zee.

Águas limpas e caos no trânsito

Se a qualidade das águas das praias não é uma preocupação, o mesmo não pode se dizer sobre a mobilidade. Com as obras da Transoceânica, que provocam uma série de modificações nos acessos às praias de Piratininga, Camboinhas, Sossego, Itacoatiara e Itaipu, moradores temem o caos no trânsito. Inaugurado em março, o túnel Charitas-Cafubá ainda reduziu a distância até lá, sobretudo para quem mora na Zona Sul. P

A prefeitura informou que os detalhes da Operação Verão ainda não foram definidos. Mas afirma que na Região Oceânica, há “23 agentes por plantão, com apoio de quatro viaturas, duas motos e dois reboques. Os pontos de maior atenção serão eixos principais de trânsito e os acessos à Ponte Rio-Niterói”.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>