Categorias

Ataque Cardíaco – Saiba como se salvar!

ataque-cardiaco

Cientificamente chamado de infarto, o ataque cardíaco vem através da falta de sangue no coração causado pelo entupimento das artérias. Ele manifesta-se através de sintomas como dor no peito, que irradia para o braço, sensação de enjôo e por vezes de dor de estômago e falta de ar.

Estes sintomas podem durar algumas horas e até mesmo dias, sem que o indivíduo perceba. Por isso, recomenda-se ir ao médico sempre que sentir-se mal após algumas horas, especialmente se ela permanecer em repouso ou ao fazer alguma atividade.

O médico deverá solicitar exames para verificar o funcionamento do coração, e se identificar o ataque cardíaco antecipadamente poderá prescrever medicamentos que dissolvam o coágulo que está impedindo a passagem de sangue para o coração.

No entanto, e se o ataque cardíaco ocorrer de forma fulminante (de repente) em uma pessoa que se encontra sozinha? O que ela pode fazer para se salvar?

Digamos (apenas por hipótese) que são 18:15 hs. e estás de regresso a casa, depois de um dia de trabalho especialmente difícil. Estás realmente cansado e frustrado. Repentinamente sentes uma forte dor no peito, que se difunde até ao teu braço e, até mais acima, à mandíbula.

Em média, após sofrer um ataque cardíaco, uma pessoa tem apenas 10 segundos, antes de perder a consciência e desmaiar, então, é importante, ao mesmo tempo, manter a calma e ser rápido! Veja o procedimento correto:
Picture-6

1º – Comece a tossir repetida e vigorosamente.
2º – Deves respirar, profundamente, antes de cada tosse. A tosse deve ser profunda e prolongada, como quando se produz um forte ataque de tosse, proveniente do diafragma.
3º- Cada inalação e cada tosse devem ser repetidas de dois em dois segundos, aproximadamente, e sem parar, até que se consiga uma ajuda, ou até que o coração esteja, de novo, a bater normalmente.

As inspirações profundas levam oxigênio aos pulmões e os movimentos de contração da tosse comprimem o coração e mantém o sangue a circular. A pressão sobre o coração também ajuda a recuperar o ritmo cardíaco normal. Desta maneira, as vítimas de um ataque de coração podem chegar ao hospital e sobreviver.

Vale ressaltar que se a sua idade for inferior a 25 ou 30 anos, não penses que essa pessoa não é propensa a um ataque de coração. Hoje em dia, devido a mudança do nosso estilo de vida, os ataques do coração atingem pessoas de todas as idades.

Sintomas – O infarto pode ocorrer sem sintomas, mas na maioria dos casos os sinais e sintomas de um ataque cardíaco podem ser:

  • Dor no peito durante alguns minutos ou horas;
  • Dor ou sensação de peso no braço esquerdo;
  • Dor com irradiação para as costas, mandíbula ou apenas para a face interna dos braços;
  • Formigamento nos braços ou nas mãos;
  • Falta de ar;
  • Suor exagerado ou suor frio;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Tontura;
  • Palidez e
  • Ansiedade.

 

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>