Categorias

10 dicas para prevenir o Câncer

Um dos maiores causadores de mortes no mundo, o câncer é uma doença que cada vez mais assombra as pessoas. De acordo com pesquisas realizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que cerca de 27 milhões de pessoas terão a doença até 2030. No entanto, detectada em sua fase inicial, o câncer tem grande chances de cura! Por isso, o Guia de Niterói traz 10 importantes dicas de prevenção:

01 – Cigarro: Pare de fumar, imediatamente! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer. O tabaco possui substâncias extremamente ofensivas ao corpo sendo o maior causador de câncer no mundo inteiro.

02 – Alimentação: Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras e cereais (5 porções diárias), evitando os alimentos mais gordurosos, salgados e enlatados. Dê preferência às gorduras de origem vegetal, como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol.

03 – Álcool: Evite ou modere a ingestão de bebidas alcóolicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinks por dia, enquanto as mulheres devem limitar o consumo em apenas um.

04 – Exercícios: Pratique atividades físicas moderadamente durante 30 minutos, cinco vezes por semana.

05 – Avaliação Médica: É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer de próstata. Acima dos 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com a doença antes do 60 anos devem realizar regularmente o exame.

06 – Mulheres: As mulheres, a partir do 40 anos, devem realizar o exame clínico de mama anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 60 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. Pessoas com caso de câncer de mama na família, dignosticados antes do 50 anos, ou aquelas que já tiveram câncer no ovário ou em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir do 35 anos, anualmente.

07 – Exame ginecológico: Mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos.

08 – Outros exames: É recomendável que homens e mulheres, a partir do 50 anos, realizem, a cada dois anos, exame de sangue oculto nas fezes.

09 – Sol: Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h. Use sempre protetor solar indicado para sua pele no dia a dia.

10 – Escovação: O câncer de boca é um dos mais ofensivos da doença, portanto, tenha bastante cuidado com sua higiene oral, escovando os dentes ao menos três vezes por dia. É importante consultar um dentista regularmente.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>