Acesse nossas Mídias
campanha combate coronavirus

Notícias

Prometida para 2021, reabertura do antigo Cinema Icaraí continua sem previsão e antigo prédio segue abandonado.

Prometida para 2021, reabertura do antigo Cinema Icaraí continua sem previsão e antigo prédio segue abandonado.

Compartilhe

Há pouco mais de um ano, em março de 2020, foi divulgado pela Prefeitura de Niterói que a primeira etapa de elaboração do projeto de revitalização do Cinema Icaraí tinha sido concluída, e que em maio do mesmo ano, seria publicada a contratação das obras de restauro do prédio. (veja neste link)

Estrutura do prédio encontra-se completamente deteriorada.
Nas laterais do antigo cinema, vidros quebrados e muita sujeira.

A previsão de entrega do cinema totalmente reformado era para 2021, conforme foi amplamente divulgado pela Prefeitura (veja o print da matéria do jornal O Dia, abaixo). Até o momento, porém, não se teve nenhuma mudança, e como todos podem ver no endereço do cinema na Praia de Icaraí, o histórico prédio segue se deteriorando.

Reportagem do Jornal O Dia, de março de 2020.
Como seria a nova fachada do antigo Cinema Icaraí.

O projeto de revitalização incluiria o aumento da capacidade das salas de cinema para 400 espectadores, além de duas salas de projeção com capacidade 160 lugares e 58, respectivamente. Ainda teria revitalização das fachadas, com recomposição no modelo original, assim como dos pisos, paredes e tetos. 

PROMESSA DE CAMPANHA

Em 2020, durante campanha eleitoral, o atual prefeito de Niterói, Axel Grael, declarou: “A Prefeitura assumiu recentemente a gestão do prédio, que está fechado há mais de uma década após ser abandonado pela iniciativa privada. Meu plano é recuperar esse espaço tão importante para a cultura niteroiense.” Após a eleição, no entanto, nada mais foi falado sobre o projeto.

NO MEIO DA POLÊMICA

Muito falado nas últimas semanas, em meio à polêmicas a respeito de homenagens ao querido ator niteroiense Paulo Gustavo, que faleceu vítima da Covid-19, o antigo Cinema Icaraí agoniza no meio de promessas.

Segundo milhares de pessoas nas redes sociais, e até mesmo um abaixo-assinado que está sendo feito em diversos pontos de Icaraí, a reforma do Cinema e torná-lo “Cine Paulo Gustavo”, seriam a verdadeira e merecida homenagem ao artista, diretamente ligado à cultura.

“A mudança de nome de rua é pura politicagem, é querer aparecer e fazer palanque em cima de luto e dor” – afirma o morador de Icaraí, Antonio Carvalho.

“Deveriam fazer uma consulta pública perguntando qual homenagem as pessoas preferiam, e não se era contra ou a favor, claro que todo mundo é a favor! Mas de algo justo e ligado à arte, como o eterno Paulo Gustavo merece!” declarou Ana Monteiro, em post no grupo do facebook. Segundo ela, o que incomoda é ver tanta agilidade e rapidez para algumas coisas, enquanto outras ficam anos paradas. “Em 24h fizeram uma consulta, em uma semana já tinham o resultado e o projeto aprovado! EM 50 ANOS NUNCA VI O PODER PÚBLICO TRABALHAR TÃO RÁPIDO. Simples, é jogo de carta marcada, fizeram isso para aparecerem na internet e ter repercussão na mídia. Quando eles querem, fazem. Já a reforma do Cinema, fica nesse jogo de empurra, típico dos nossos políticos. É muito triste e lamentável para Niterói”. finalizou.

UFF CEDEU À PREFEITURA

Em 2001, o prédio do Cinema Icaraí foi desapropriado e incorporado ao patrimônio da universidade e, em 2006, encerrou as atividades quando era administrado pelo Grupo Severiano Ribeiro.

Em 2019, as chaves do prédio foram entregues ao então prefeito, Rodrigo Neves, após assinatura do termo de cessão do cinema pela UFF para a Prefeitura, por 40 anos.


Qual a sua opinião? Deixe seu comentário e compartilhe!


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo