fbpx
Acesse nossas Mídias
00357718

Notícias

Projeto propõe radares contra escapamentos barulhentos em Niterói

Compartilhe

A proposta visa medidas de proteção aos autistas, idosos, pessoas acamadas e a população em geral.

As motos barulhentas são uma queixa recorrente em Niterói. Por todos os bairros e regiões, os escapamentos que geram ruído excessivo, através de medidas contra as Leis de Trânsito, causam distúrbios graves e muitas reclamações.

Uma proposta inovadora visa sugerir a instalação de radares de ruídos, que podem monitorar e identificar ruídos excessivos de carros e motos, através de diversos microfones direcionais e câmeras em diversos ângulos.

O autor do projeto é o vereador Leandro Portugal, que também é autor da Lei 3.661/2021, já em vigor em Niterói, que proíbe a circulação de motocicletas com escapamentos alterados.

Foto: Divulgação Prefeitura de Curitiba

Segundo o vereador, os órgão que deveria fiscalizar e fazer a lei se cumprir, não está realizando o trabalho.

“Infelizmente, não tivemos resultados práticos até este momento, vendo pouco interesse e movimentação por parte do DETRAN, que deveria montar operações para impedir a circulação destas motos.” – declarou Portugal.

Tecnologia 

Ainda segundo o vereador, a tecnologia pode e deve ser uma aliada quando o poder público não tem condições de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, durante 24h por dia.

“Se a grande dificuldade é manter equipes nas ruas fiscalizando e coibindo a circulação, por quê não usarmos a tecnologia a favor da nossa cidade?? Precisamos INVESTIR na qualidade de vida e bem estar da população”, afirma Leandro Portugal.

O sistema de radares já funciona em diversas cidades da Europa, e aqui no Brasil, foi inaugurado em Curitiba, Paraná. Ainda em fase de testes, o equipamento vem tendo bons resultados, e funcionando como forma de inibir a prática, trazendo mais qualidade de vida e tranquilidade à população.

Radar na Europa regulado para tolerância máxima de 92.7 decibéis – segundo escala, limiar de desconforto se inicia em torno dos 100 dB (Portal Motonline)

Fase de Testes

No entanto, vale destacar que o novo equipamento ainda está operando em caráter experimental. Como é uma tecnologia nova no país, o equipamento não pode ser utilizado para autos de infrações, pois ainda necessita de homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Este novo radar de ruído, o primeiro em operação no Brasil, está instalado junto a um equipamento de fiscalização eletrônica que já faz a medição de velocidade dos veículos. O detector de ruídos capta imagens e áudios de veículos que estejam emitindo ruídos acima do permitido de forma automática.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Precisa de ajuda?