Categorias

CIDADE Projeto Praia Sem Barreiras será inaugurado em Icaraí

acessivelNiterói não vai deixar passar em branco o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 3 de dezembro, próxima quinta-feira. Às 10h, acontece em Icaraí a abertura do projeto Praia Sem Barreiras, voltado para a questão da acessibilidade.

A estrutura, montada em frente à Reitoria da UFF, na altura da Praça Getúlio Vargas, possui uma rampa e uma esteira, instaladas na areia, para que pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida tenham acesso ao mar. O projeto funcionará todas as sextas, sábados, domingos e feriados. Em breve, o Praia Sem Barreiras também chegará a Itacoatiara, São Francisco, Charitas e Piratininga.

O espaço vai contar, ainda, com duas cadeiras anfíbias, que serão emprestadas às pessoas com deficiência, para que entrem no mar. Monitores vão auxiliar os cidadãos com a utilização dos acessórios e também no trajeto até a praia.

A esteira será removida diariamente. Ela possui alta durabilidade em ambientes úmidos e é resistente à exposição ao sol.

“Nosso objetivo é fazer de Niterói uma cidade cada vez mais acessível. Este projeto tem um significado especial, pois dá visibilidade para a temática da inclusão da pessoa com deficiência. Pessoas que nunca tiveram o acesso ao lazer e a praia agora terão essa oportunidade”, afirmou o prefeito da cidade, Rodrigo Neves.

Segundo a secretária de Acessibilidade e Cidadania, Carmen Fogaça, a inauguração do Praia sem Barreiras é a democratização do espaço público.

“Vamos possibilitar que essas pessoas tenham acesso ao banho de mar”, afirmou a secretária municipal de Acessibilidade e Cidadania”, disse.