Categorias
NOVIDADES

NOTÍCIAS Programa Niterói Presente tem novo comandante

Com passagens pelo Bope, onde serviu durante seis anos, Batalhão de Choque e Comando de Polícia Pacificadora (CPP), o capitão Wellington Moreira é o novo coordenador do programa Niterói Presente.

Morador do Ingá, o capitão tomou posse na útlima terça-feira (14) após várias reuniões com seu antecessor, que ficou mais de dois anos no posto. Ao assumir, o oficial lembrou que Niterói vinha sofrendo com o avanço da criminalidade e que o Niterói Presente restabeleceu o direito de ir e vir nas três áreas onde atua: “Não tenho dúvidas que esta é a missão mais importante da minha carreira, embora já tenha servido em unidades de excelência da PM. Como cidadão de Niterói que sou, é uma honra servir na minha cidade”, disse o oficial.

O projeto, que tem três bases (Centro, Fonseca e São Francisco), e que é financiado com recursos da Prefeitura de Niterói, será comandando pelo capitão Moreira, em substituição do major David Costa, que foi transferido para o Lapa Presente, no Centro do Rio de Janeiro. Moradores chegaram a fazer manifestações em defesa da permanência do major David à frente do programa, cuja coordenação é indicada pelo gabinete do governador Wilson Witzel, mas o governo estadual alegou que o major estava há dois anos na coordenação e que as mudança de comando em unidades é uma rotina no serviço militar.

Em reunião na sede da Administração Regional de São Francisco, na manhã desta terça (15/01), o capitão Moreira deixou bem claro que o formato do programa e os resultados continuarão os mesmos, diminuindo, cada dia mais, os índices da criminalidade na cidade. O formato de policiamento de proximidade tem tido repercussão bastante positiva e sendo muito elogiado em todas as regiões onde o programa está presente.

Segundo o vereador Leandro Portugal, que também estava na reunião, juntamente com representantes do Centro Comunitário de São Francisco (CCSF), síndicos e moradores, a Prefeitura já está trabalhando para que o progarama chegue em breve à Região Oceânica de Niterói: 
”A Prefeitura acatou o pedido do meu mandato e trouxe o Niterói Presente, através do convênio com o Governo do Estado, para os bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba. Aqui nesta região, os índices de criminalidade eram os piores da cidade, e hoje, graças a atuação dos policiais e agentes civis do Niterói Presente, estão melhorando muito!”. Ainda segundo o vereador, foi feito o requerimento para que o programa seja implementando também na região de Pendotiba e adjacências.

O Niterói Presente reduziu a praticamente zero o número de ocorrências policiais graves em São Francisco, Charitas e Jurujuba. Os números de roubos e furtos de carros e de assaltos a transeuntes despencaram. Os policiais, que têm base operacional no Clube Naval, atuam em grupo de três agentes. Usam carros, motos e bicicletas, estas para patrulhar o calçadão da orla marítima de São Francisco e Charitas. Todas as ações são filmadas e as abordagens reduziram os delitos praticados por assaltantes que usam motocicletas.

Para saber tudo que acontece na cidade, enviar suas denúncias e reivindicações, participe do Grupo Niterói ALERTA: bit.ly/niteroialerta