Acesse nossas Mídias

Cidade

Procon autua seis restaurantes em Niterói na Operação “Jarra D’Água”

Compartilhe

dzs3z7fw5ex536dt9bhmdk49gA Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta terça-feira (06/05) nova etapa da Operação Jarra D’Água, no Rio e em Niterói, para verificar denúncias de consumidores sobre o não cumprimento da Lei Estadual 2424/95, que determina o fornecimento gratuito de água filtrada. Dos 24 estabelecimentos vistoriados, 10 foram autuados por diferentes irregularidades. A Operação Jarra D’Água é inspirada em campanha do movimento Rio $urreal, na internet.

Os restaurantes Ícaro e Buzin, os dois em Niterói, não apresentaram problemas quanto à “Lei da Água”, mas foram autuados por armazenar alimentos impróprios para consumo. No Ícaro, os fiscais inutilizaram mais de 27kg de palmito, macarrão, queijos, pimenta, batata, couve flor e carnes vencidos. Já no Buzin, foram descartados 11kg e 200g de queijo e ponta de carne vencidos, além de 7kg e 350g de carnes, frango e bacon sem especificação quanto ao prazo de validade.

Nos outros sete estabelecimentos, nos quais os agentes confirmaram o não fornecimento gratuito de água, a cozinha do restaurante Dilleto, em Niterói, foi flagrada em péssimas condições de limpeza. Os fiscais do Procon Estadual determinaram que, no prazo de 30 dias, o problema de falta de higiene deve ser sanado.

Os restaurantes que passaram pela fiscalização sem qualquer irregularidade foram o Planeta Chopp (Recreio), Beluga (Shopping Nova América), Chopperia do Papai (Lapa), Parmê (Vila Isabel); Gendai e Carmina (ambos em Niterói); La Fabrique, Barão de Copa e Churrascaria Posto 5 (todos em Copacabana); Pizzaria Zona Sul, Paris 6, Balada Mix, Outback e Stadium Steakhouse (todos na Barra da Tijuca).

BALANÇO DA OPERAÇÃO JARRA D’ÁGUA (em vermelho os estabelecimentos em Niterói):

1 – Ícaro (Rua Miguel de Frias, 106/Niterói): 7kg e 874g de palmito, macarrão, queijos, frango e cherne vencidos na cozinha; 19kg e 200g de pimenta, batata, couve flor e pernil vencidos na câmara de resfriados.

Atende à lei da água potável.

2 – Buzin (Rua Pereira da Silva, 169/Niterói): 400ml de barbecue e 11kg e 200g de queijo e ponta de carne vencidos; 7kg e 350g de bacon, carne seca, frango desfiado e carne moída sem especificação. Atende à lei da água potável.

3 – Restaurante e Padaria Rei do Recreio (Rua Amaury Monteiro, 35/Recreio): Não atende à lei da água potável.

4 – Lanchonete Jackson de Icaraí (Rua Cel. Moreira César,101/Niterói): Não atende à lei da água potável.

5 – Mc Chan Express (Rua Gavião Peixoto, 236/Niterói): Não atende à lei da água potável.

6 – The Fifties (Rio Sul): Não atende à lei da água potável.

7 – Spicy (Rua Dr. Leandro Motta, 148/Niterói): Não atende à lei da água potável.

8 – Siri (Shopping Nova América):  Não atende à lei da água potável.

9 – Espírito do Chopp (Cobal do Humaitá): Não atende à lei da água potável.

10 – Diletto Rotisseria de Massas (Rua Ministro Otávio Kelly, 540/Niterói): Não atende à lei da água potável. Dado prazo de 30 dias para melhoria das condições de higiene da cozinha.

Foto: Dilvugação / Procon-RJ


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?