Categorias
NOVIDADES

CIDADE Prefeitura treina guarda municipal para combate ao Crack

201102242223370.moryyy45 guardas municipais de Niterói, que atuarão diretamente no programa “Crack é possível vencer”, receberam, no auditório da Fundação Oscar Niemeyer, os certificados de participação no curso de capacitação. O curso treinou os profissionais, incluindo um grupo de policiais militares, para uma abordagem diferenciada  de como enfrentar o crack com ações voltadas para a questão da saúde pública, além de treinamento para  utilização de armas não letais durante os trabalhos de campo.

Foram 20 dias de treinamento, quando os profissionais aprenderam através de módulos diferenciados técnicas de abordagem, cuidados comunitários, ética, abordagem em situação de risco, defesa de direitos humanos e uso de equipamentos não letais e de condutividade elétrica. Os guardas e policiais militares tiveram aulas práticas e teóricas.

“Percebemos durante o curso o engajamento dos profissionais que participaram. Eles se dedicaram e estão prontos para esse tipo de trabalho de rua. Sabemos que não estarão lidando com uma situação fácil, mas a mudança de atitude tem que partir do agente público. Nossos guardas estão preparados. Será uma nova abordagem. Estamos caminhando em diversas frentes com um trabalho interdisciplinar para lutarmos juntos com diversas secretarias, incluindo Ordem Pública, Educação, Defesa Civil, Assistência Social, além do governo federal e governo do estado, através da Secretaria de Segurança, para vencermos esse mal que bate a nossa porta. Esse é um momento histórico na nossa cidade porque estamos buscando segurança de forma cidadã” , afirmou  Maria Célia Vasconcellos, secretária executiva da Prefeitura.

Combate – Para auxiliar no combate à droga, será implantada uma base móvel de videomonitoramento, apoiada por veículos (um micro-ônibus, duas viaturas, duas motos, 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 sprays de pimenta), além da instalação de 20 câmeras de monitoramento, em pontos fixos, principalmente no Centro. Também serão criados consultórios de rua para trabalhar junto aos usuários, formados por equipes multiprofissionais que vão desenvolver ações integradas com as unidades de saúde e os serviços de emergência e urgência. Outra medida na área de prevenção será a criação de dois CAPS ADIII 24h, que é um serviço específico para o cuidado, atenção integrada e continuada às pessoas com dependência de drogas e álcool.

“Nossa guarda já vem atuando com uma abordagem diferenciada nas ações de rua. Para esse tratamento com usuários de drogas serão atitudes diferentes, pois envolve uma questão de saúde. Durante o curso, nosso guardas aprenderam diversas formas de abordagem em várias situações. A polícia comunitária tem um grande diferencial, pois está próxima do cidadão ajudando em diversas situações do dia a dia. Isso é importante para que, junto com as outras secretarias, aconteça o trabalho de ajuda e resgate dos cidadãos”, observou Marcus Jardim, secretário de Ordem Pública.

O programa “Crack é possível vencer” é uma iniciativa do governo federal em parceria com estados e municípios, e o treinamento faz parte de um conjunto de ações que gradativamente começam a ser implantadas no município para o combate ao crack e objetivando também a inclusão de usuários na sociedade, além de tratamentos em centros especiais.