Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Prefeitura de Niterói lança Atlas de Unidades de Conservação

No último dia 9, a prefeitura de Niterói realizou o lançamento do Atlas de Unidades de Conservação do município. A publicação traz informações e fotos das 9 unidades de conservação existentes na cidade que, juntas, cobrem 33% do território niteroiense. O evento foi realizado no Parque da Cidade, dentro do Parque Natural Municipal de Niterói (RJ), uma das áreas protegidas que figura no livro, ao lado de outras como o Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ) e a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RJ).

O principal objetivo do Atlas é produzir conhecimento e conscientizar a população sobre a importância de conservar essas áreas. A elaboração do livro foi feita a muitas mãos, como conta a subsecretaria de Meio Ambiente, Amanda Jevaux, que coordenou a publicação. Além das equipes das unidades de conservação e dos pesquisadores, a sociedade civil também colaborou com o Atlas. As fotos que ilustram as 100 páginas da publicação foram todas enviadas por pessoas que participaram do concurso fotográfico organizado pela prefeitura. “Nós recebemos mais de 700 fotos”, revelou Amanda.

O Atlas será distribuído em todas as escolas municipais e nas bibliotecas de Niterói, mas também está disponível para download no site da Secretaria, neste link. O investimento em educação ambiental tem sido feito também em outras frentes, como explica Amanda: “nós temos feito também trilhas interpretativas voltadas para conscientização ambiental que mostram a importância de preservar ecossistemas específicos como manguezais e restingas”.