Categorias
NOVIDADES

Poda Preventiva: Planejar para Plantar!

Por Ana Carolina Aldighieri ([email protected])

Poda Preventiva: Planejar para Plantar!

Olá, gente! Essa semana li nas redes sociais uma polêmica que, pesquisando depois, percebi que já acontece há algum tempo: A poda das árvores da famosa “Rua das Árvores” na Vila Progresso, em Pendotiba. Centenárias, essas árvores que dão à rua um clima bucólico, também podem oferecer riscos aos moradores do bairro. Com a ocorrência de chuvas e ventos, principalmente nesta época do ano, acontece de cair galhos que acabam atingindo muros, casas e  carros, causando, inclusive, acidentes com vítimas.

No Brasil existem muitas espécies de Figueiras, também conhecidas como fícus, que são as predominantes na Rua das Árvores. O problema é que ela precisa de muito espaço para se desenvolver, suas copas são altas e largas, além de suas raízes ganharem grande profundidade e diâmetro. Por isso, acabam levantando calçadas e destruindo muros. A poda preventiva é uma das soluções se não quiserem acabar com a natureza da região.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Niterói, Daniel Marques, as árvores serão totalmente removidas para substituição, inclusive as raízes.

“A SECONSER vai trabalhar na mobilidade da calçada para o recebimento das novas árvores […] As árvores tem ciclo de vida, pragas, ervas daninhas, etc. Sem o devido cuidado, plano de ação, controle fitossanitário as árvores acabam tendo que ser substituídas. Existe suspeita em vários pontos da cidade de envenenamento doloso das árvores”, disse.

Vemos então, que o melhor a fazer é planejar antes de plantar, estudar espécies que poderiam oferecer sombra sem causar tantos problemas à região, aos seus moradores e às arvores.