Notícias
Parque da Serra da Tiririca receberá patrulhamento ambiental
O Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), na Região Oceânica da cidade, terá sua vigilância reforçada a partir do próximo mês de julho. O local receberá uma das Unidades de Policiamento Ambiental (UPAm), que funcionarão como uma espécie de “UPP Verde” da região.
O novo patrulhamento ambiental ficará instalado no lugar do antigo restaurante vegetariano “Verdejante”. As principais ações da unidade serão o combate aos crimes ambientais, assim como a ocupação ilegal desordenada dentro do parque, abandono de carcaças de veículos, apanhamento de animal silvestre e a segurança dos visitantes e todos os crimes relacionados ao meio ambiente.
Criado em 1991 graças a uma intensa mobilização comunitária, o Parque da Serra da Tiririca é um pólo de ecoturismo e lazer de Niterói e Maricá. Com 2.260 hectares, o local protege áreas de Mata Atlântica, costões rochosos, restinga, mangue e banhados, o que o torna um refúgio para a fauna e uma área de crescente interesse para a pesquisa científica e educação ambiental.