Categorias
NOVIDADES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Pacientes e médico de Niterói se unem em campanha para ajudar pessoas com câncer

A campanha DOE AMOR surgiu através da parceria entre a Clínica Pró Onco Mulher e o site Viver Eu Quero, idealizado por uma paciente oncológica. O objetivo é estimular a doação de perucas e próteses mamárias para beneficiar quem sofre com o tratamento contra o câncer.

A partir de maio a Clínica Pró Onco Mulher, em Niterói, participará da campanha “Doe Amor”, criada em parceria com o site Viver Eu Quero, inspirada no desejo de pacientes oncológicos atendidos no local. O objetivo é estimular a doação de perucas e próteses mamárias externas, que irão beneficiar quem ainda passará pelo tratamento contra o câncer.

A campanha foi idealizada a partir de uma demanda de pacientes atendidas na clínica, que revelaram o desejo de doar, mas a carência de um local de coleta.  Dayane Sant´Anna Benevides, autora do site Viver eu Quero e paciente do Dr. Rodrigo Oliveira Souto, criador da Pró Onco, ouviu a sugestão e resolveu colocar em prática. “Este é um dos objetivos do site: ouvir e ajudar pacientes. Nós adoramos a ideia e, ao propor a sugestão à Clínica, o Dr. Rodrigo e sua equipe abraçaram a causa na hora.”, revela a autora.

Dayane foi diagnosticada com câncer de mama (triplo negativo) em janeiro de 2016, aos 32 anos. À época Day, como é carinhosamente chamada, decidiu  auxiliar a própria recuperação e a de outras milhares de mulheres através da internet. Aderiu à rotina de consultas, a gestão do site e o diálogo com outros pacientes.

Lançado há nove meses o Viver Eu Quero tem o intuito de levar informação sobre saúde e o universo do câncer com uma linguagem acessível para pacientes e familiares e uma generosa dose de bom humor.

Em menos de um ano foram criadas redes sociais, eventos, diversas campanhas um grupo de apoio onde os laços de solidariedade se transformam em companheirismo e amizade.  Além de entrevistas com médicos e vídeos com depoimentos, a autora divulga tutorias com orientações que visam desmistificar o estigma negativo associado à patologia do câncer e auxiliar pacientes no cuidado com a autoestima.

Em 2016 a campanha ‘Lenços da Alegria’ objetivou disseminar o fluxo  de afetividade e otimismo através da doação de lenços e cartas de carinho a pacientes em tratamento quimioterápico. Ao todo foram 2.000 mulheres beneficiadas em diversas regiões do Brasil, além de doações realizadas para o exterior, a partir da demanda através do site. Hoje o Viver Eu Quero possui mais de 20 mil seguidores, que buscam informação e interagem diariamente.

A Campanha ‘Doe Amor’ visa atender a uma demanda que faz parte da realidade de muitas pacientes, mas é pouco abordada. “Foi durante o meu tratamento, realizado no Grupo COI- Clínicas Oncológicas Integradas- Unidade Niterói, que idealizei o Viver Eu Quero. Não podia deixar de lançar uma campanha aqui também”, conta Dayane, que hoje está em remissão, mas permanece em acompanhamento com o mastologista, Dr. Rodrigo Oliveira Souto, o oncologista Dr. Celso Rotstein e a radioterapeuta Elisa Campana

A Pró Onco Mulher, criada pelo mastologista Dr. Rodrigo Oliveira Souto, irá inaugurar em breve, um novo espaço, que dará mais conforto aos pacientes e o Viver Eu Quero terá um cantinho especial para que todos possam fazer as doações. A clínica fica na  Rua da Conceição, 188 – Sala 704A – Centro, Niterói – RJ e o telefone da clínica é (21) 2622-7279