Categorias
NOVIDADES

O Nascimento de Uma Nova Cultura – Parte III

consumo-colaborativoPor Ana Carolina Aldighieri ([email protected])

ESTÍMULO SOCIAL – NOVA CULTURA DE CONSUMO

Para finalizar nossa conversa sobre o consumo colaborativo, com Martin Draghi, do blog “Sustentabilidade Colaborativa”, vamos analisar as principais mudanças trazidas por esse novo conceito cultural. Veja o que ele nos disse sobre os aspectos principais que a nova forma de consumo trará à sociedade.

“O benefício mais evidente é a reaproximação entre pessoas desconhecidas. Nota-se que as empresas que utilizam estratégias voltadas ao consumo colaborativo tem como principal vantagem competitiva o estímulo ao capital social, ou seja, do ponto de vista estratégico, estimular uma boa relação entre os usuários da plataforma é ponto fundamental para o sucesso da marca e da comunidade. Nesse sentido, há uma revalorização no entendimento da importância das relações sociais em nossas vidas.

Outro ponto importante é que através do compartilhamento de produtos, necessita-se menos matéria prima para a produção de novos produto. Dessa forma, surge um novo “R” no conceito de sustentabilidade, que é a importância dos mercados de Redistribuição. A importância desses mercados é que eles aumentam a vida útil de um produto, maximizando seu tempo de utilização e minimizando as quantidades de produto que iriam para o lixo sem serem posteriormente utilizados, ou seja, os impactos ambientais relacionados ao consumo são significativamente minimizados.”

Nota-se que as vantagens trazidas pelo consumo colaborativo podem ser a solução pra muitos dos problemas que temos hoje com o consumo individualizado. Como forma de fornecer maiores informações sobre o tema segue abaixo um infográfico para auxiliar as pessoas a entenderem melhor como é composta a economia colaborativa.

my-infographice
Para saber mais informações sobre o tema “Economia Colaborativa” acesse  www.sustentabilidadecolaborativa.wordpress.com