Categorias
NOVIDADES

O dono da Bina

Um dos elementos mais utilizados nos aparelhos telefônicos atuais, a Bina – rastreador e identificador de chamadas – pode ter sido inventada por um brasileiro. O processo judicial que o inventor Nélio José Nicolei move há mais de 20 anos contra empresas de telefonia pode estar chegando ao fim. Hoje, aos 72 anos, ele que diz ter criado o sistema, que finalmente teve sua patente reconhecida.

De acordo com decisão da 2ª Vara Cível de Brasília, ele terá que receber 25% do valor cobrado pelo serviço de reconhecimento de chamadas nas empresas que adotam o sistema. A primeira companhia julgada pelo caso foi a operadora Vivo, que terá que repassar parte do seu lucro com o serviço para Nicolei. A decisão pode abrir caminho para desfechos similares em outras ações movidas pelo inventor. Se vencer a maioria delas, Nicolei pode se tornar multibilionário.

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, 256 milhões de celulares usam o serviço de Bina no Brasil, produzindo faturamento mensal de R$ 2,56 bilhões.

Foto: Roberto Castro