Categorias
NOVIDADES

Nome: o primeiro passo de uma empresa

A identidade de uma marca é absolutamente fundamental para o sucesso e o seu processo de criação pode ser verdadeiramente desafiante, quando não se conhecem os traços fundamentais a cumprir ou quando as ideias criativas simplesmente demoram a surgir.
Uma loja online ou, na verdade, qualquer espaço de e-commerce, depende fortemente dos traços da sua identidade, tais como o nome, o slogan e o logótipo.
Estes traços fazem parte das estruturas relacionadas com o e-marketing e, como tal, são fundamentais para a forma como é feita a comunicação de uma determinada marca, num dado momento.
A criação de um nome forte para a empresa é o primeiro dos traços a considerar, já que o nome é o primeiro dos aspetos de identificação de uma empresa. Agindo como cartão-de-visita, o nome é uma das mais viáveis formas de exprimir os traços, as intenções e as estratégias de uma determinada marca.
Assim, criando um nome que seja fácil de memorizar, que demonstre criatividade e que seja forte e sonante, uma marca consegue, de forma mais simples, marcar a sua posição e destacar-se de todas as outras lojas no seu setor.
Recordando as dificuldades inerentes à difusão de uma marca no século XXI, devido às severas lógicas da concorrência no meio online, percebe-se como é fulcral a criação de um nome que confira à marca esta capacidade de destaque face às demais.
Orientando-se para os princípios da marca e para o público-alvo, um nome deve ser sempre um aliado omnipresente da loja online e, como tal, deve ser-lhe dedicada toda a atenção, para garantir o sucesso em e-commerce.
Felizmente, hoje, dar o primeiro passo na criação da identidade da empresa é mais simples e mais barato do que nunca, existindo, inclusivamente, geradores preparados para que nomeie o seu negócio com mestria e de forma gratuita. Venha conhecer alguns exemplos.

Geradores online e a criação do nome

Hoje em dia, quando se fala em criar um nome para a empresa, já não se fala obrigatoriamente na contratação de criativos.
A Internet alberga inúmeras opções verdadeiramente úteis neste processo e existem vários geradores para nomes de empresas que servem o propósito de o ajudar a conquistar a nomenclatura ideal para o seu negócio.
Exemplos como a Oberlo, a Domain Scope, a One Click Name, a Ecommerce Guide ou mesmo o Fit Small Business servem bem para exemplificar geradores online gratuitos que podem ajudá-lo nesta tarefa.
Estes geradores baseiam-se nas palavras-chave que definem a sua marca e ajudam a ultrapassar aquele que é um dos maiores desafios na criação do nome da empresa: a criação de um nome sonante, sólido e que tenha, ainda, um domínio disponível nos meandros da Internet.
Mais em conta do que a contratação de criativos para o efeito e, muitas vezes, até totalmente gratuitos, estes geradores permitem a obtenção célere e simples de um nome adequado a si, à sua empresa, e que vai apelar aos sentidos do público ao qual se dirige o seu negócio.
Os geradores permitem ainda a utilização por parte de qualquer pessoa, já que são, por norma, plataformas muito intuitivas. E, embora nem todas as opções disponíveis estejam em português, mesmo as de outros idiomas permitem um uso tão intuitivo que dificilmente criará constrangimentos no utilizador.
Todo o processo de criação do nome se torna, assim, bastante simples no mundo online, seguindo a simplicidade de aplicativos especialmente criados para apoiar os criadores de empresas e lojas no mundo digital.
Vale a pena, desta forma, explorar o mundo dos geradores online e tentar compreender como estes podem ser aliados no processo da criação da identidade empresarial que deseja para a sua marca.

Qual é a importância efetiva do nome?

Tal como uma pessoa, uma empresa precisa de um nome para ser identificada. A criação do nome está longe de ser uma mera formalidade, tratando-se de um traço incrivelmente importante para que uma marca possa distinguir-se das demais e ocupar um lugar de destaque no meio digital.
Sendo o primeiro ponto que um cliente conhecerá sobre a empresa, este é, também, uma espécie de rosto para a marca, permitindo que o cliente crie apelo emocional pela marca, compreenda o seu âmbito de atividade e crie uma ideia sobre quais poderão ser os princípios e os valores da empresa em questão.
Ponto essencial para o posicionamento de uma marca online, o nome deve ter em consideração alguns fatores. Para começar, deve ser original e afastar-se de outros já existentes, principalmente se estes forem de lojas muito conceituadas. Deve ainda ser simples, fácil de memorizar e sonante.
Considerando todos os aspetos essenciais do nome, a procura de profissionais qualificados ou de geradores para apoiar a sua criação pode fazer toda a diferença e ser justamente o que falta para que a sua marca obtenha o sucesso.