fbpx
Acesse nossas Mídias

Cidade

Niterói anuncia projeto de ciclovias para a cidade

Compartilhe

praia-de-icarac3ad-nao-tem-ciclofaixa-e-calc3a7adao-tem-prioridade-do-pedestreAtualmente com apenas 200 metros de ciclovia em toda a cidade (resumem-se a Praia de Icaraí, na altura do Clube Central, e a uma pista de areia às margens da Lagoa de Piratininga) a Prefeitura de Niterói anunciou o desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana para aumentar o número de bicicletas em circulação na cidade.

O projeto começará com a instalação de uma ciclovia na Rua Timbiras, em São Francisco. Além dessa obra, que custará R$ 400 mil, a cidade deverá ganhar, até julho, 6,4 quilômetros de pistas para ciclistas, que serão separadas de faixas destinadas ao trânsito de veículos motorizados por blocos de concreto. Esse circuito será integrado à atual malha de ciclofaixas, que soma 18 quilômetros de extensão.

Outra ação prevista é a construção de uma ciclovia que interligará todos os campus da universidade Federal Fluminense (UFF) e vários museus da cidade, como o de Arte Contemporânea (MAC), o Janete Costa e o Solar do Jambeiro. Com 3, 4 quilômetros, esse circuito incluirá as ruas Doutor Nilo Peçanha, Tiradentes e José Bonifácio, no Ingá, e Andrade Neves, no Centro.

Outras vias que deverão ganhar ciclovias são a Rua Miguel de Frias, em Icaraí, que contará com uma pista exclusiva para bicicletas no lado direito, e as estradas Fróes (que liga o bairro a São Francisco) e Velha de Maricá, na divisa com São Gonçalo. A prefeitura ainda planeja transformar, em 2015, a ciclofaixa da Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba, numa ciclovia.

Mais ações – O município lançará o projeto cicloviário na Semana da Mobilidade, entre os dias 11 e 18. A abertura do evento acontecerá na Praia de São Francisco, que estará fechada para carros, motos e ônibus entre 7h e 19h. Na Praia de Icaraí, será montado um cicloponto, no qual professores de educação física ensinarão técnicas de postura para quem anda de bicicleta.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo
Precisa de ajuda?