Categorias

CIDADE Niterói anuncia projeto de ciclovias para a cidade

praia-de-icarac3ad-nao-tem-ciclofaixa-e-calc3a7adao-tem-prioridade-do-pedestreAtualmente com apenas 200 metros de ciclovia em toda a cidade (resumem-se a Praia de Icaraí, na altura do Clube Central, e a uma pista de areia às margens da Lagoa de Piratininga) a Prefeitura de Niterói anunciou o desenvolvimento de um projeto de mobilidade urbana para aumentar o número de bicicletas em circulação na cidade.

O projeto começará com a instalação de uma ciclovia na Rua Timbiras, em São Francisco. Além dessa obra, que custará R$ 400 mil, a cidade deverá ganhar, até julho, 6,4 quilômetros de pistas para ciclistas, que serão separadas de faixas destinadas ao trânsito de veículos motorizados por blocos de concreto. Esse circuito será integrado à atual malha de ciclofaixas, que soma 18 quilômetros de extensão.

Outra ação prevista é a construção de uma ciclovia que interligará todos os campus da universidade Federal Fluminense (UFF) e vários museus da cidade, como o de Arte Contemporânea (MAC), o Janete Costa e o Solar do Jambeiro. Com 3, 4 quilômetros, esse circuito incluirá as ruas Doutor Nilo Peçanha, Tiradentes e José Bonifácio, no Ingá, e Andrade Neves, no Centro.

Outras vias que deverão ganhar ciclovias são a Rua Miguel de Frias, em Icaraí, que contará com uma pista exclusiva para bicicletas no lado direito, e as estradas Fróes (que liga o bairro a São Francisco) e Velha de Maricá, na divisa com São Gonçalo. A prefeitura ainda planeja transformar, em 2015, a ciclofaixa da Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba, numa ciclovia.

Mais ações – O município lançará o projeto cicloviário na Semana da Mobilidade, entre os dias 11 e 18. A abertura do evento acontecerá na Praia de São Francisco, que estará fechada para carros, motos e ônibus entre 7h e 19h. Na Praia de Icaraí, será montado um cicloponto, no qual professores de educação física ensinarão técnicas de postura para quem anda de bicicleta.

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>