Categorias
NOVIDADES

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Por Ana Carolina Aldighieri ([email protected])

minhoocárioNada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Que o lixo seco pode ser reciclado, isso todo mundo sabe. Mas e o lixo orgânico, você sabe como reciclar?  Hoje vamos falar sobre como montar um “minhocário”.

Mas, afinal, o que é um minhocário?

O minhocário é um sistema urbano para o processo de reciclagem de lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando os restos de alimento em adubo. Esse sistema de reciclagem pode ser feito em casa, de maneira bem simples e assim, podemos contribuir com a problemática do lixo e suas consequências ambientais.

Toda a transformação – de lixo orgânico para adubo – acontece dentro de caixas plásticas, (que podem ficar no cantinho da sua varanda ou da área da sua casa) com terra e subdivididas em três níveis.  As minhocas se alimentam dos restos de alimentos que são depositados no primeiro nível e conforme a digestão desse material, o húmus é gerado, fertilizando a terra.

Para entender um pouco mais do processo, segue a ilustração:

minhocarioVeja o passo a passo para fazer um minhocário em casa:

1 – Para fazer um kit de minhocultura, separe três caixas modulares (que se encaixam umas nas outras). Com uma furadeira, faça 14 furos no fundo de duas delas.

2 – As bordas da tampa também devem ser furadas, com uma broca fina, para possibilitar a passagem de ar.

3 – Na caixa que fica embaixo das outras, deve ser feito um furo maior em um dos lados. Encaixe uma pequena torneira (como as usadas em filtros de água).

4 – Depois de empilhar as caixas, coloque a terra com as minhocas na de cima, até chegar à altura de mais ou menos dois dedos. Faça o mesmo com a caixa do meio.

5 – Despeje os resíduos orgânicos cortados (folhas, restos de frutas, guardanapo de papel usados) na caixa de cima. Cubra o lixo orgânico com a mesma quantidade de serragem, folhas secas ou papel de jornal picado.

6 – Quando a caixa de cima ficar cheia, troque-a de lugar com a do meio. Quando os restos de comida voltarem a ser colocados na de cima, as minhocas, que estão na do meio, vão subir pelos furinhos para voltar ao trabalho.

Quando a de cima estiver cheia de novo, a do meio terá adubo; ponha no jardim e comece tudo de novo. A caixa de baixo acumulará um líquido que deve ser retirado pela torneira e usado para regar plantas.