fbpx
Acesse nossas Mídias

Notícias

Mosaico do Lugar: escadaria que é uma obra de arte pouco conhecida em Niterói

Compartilhe

Você sabia que em Niterói tem uma escadaria de mosaicos de azulejos, igual a famosa Escadaria Selarón, no Centro do Rio?

A “Escadaria do Mosaico” fica em Charitas, Zona Sul da cidade, e foi idealizada de 2004 à 2006 pelo projeto Mosaico do Lugar, uma obra coletiva (cerca de 120 pessoas) coordenada pela artista Leila B., que utilizou como tema do seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, na UFF.

O espaço pouco conhecido liga o asfalto de Charitas à Rua Oscar Pereira e comtempla cerca de 35 metros quadrados ao longo de 125 degraus decorados de mosaicos de azulejos, com os mais variados desenhos, nomes e formas. Além dos degraus, bancos, mesas e painéis ao redor também receberam os ladrilhos coloridos.

O “Mosaico do Lugar” teve seu tombamento histórico reconhecido em julho de 2019 que definiu o espaço como parte do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC).

Foi premiado em 2005 pelo “Cultura nota 10” da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, e pelo prêmio “Urbanidade 2008” do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB -RJ. Em 2019 a Secretaria de Cultura – Fundação de Arte de Niterói – FAN, realizou uma chamada pública de fomento às artes com o edital nº 07/2019, e o projeto ”Mosaico do Lugar- valorização do Patrimônio Municipal Tombado” foi contemplado.

Saiba mais:

www.instagram.com/mosaicodolugar/
www.facebook.com/MosaicoDoLugarCharitas
www.mosaicodolugar.com.br


Foto: Vicky Orind (grupo Paisagens de Niterói)

Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Notícias

Topo
Abrir chat
Precisa de ajuda?