Notícias
Incêndio atinge Reserva Darcy Ribeiro, em Niterói
Defesa Civil e Bombeiros combatem incêndio na Reserva Darcy Ribeiro, em Niterói. Calor e baixa umidade dificultam o controle das chamas.
Um incêndio de vegetação atinge a Reserva Darcy Ribeiro, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da CLIN estão mobilizadas para controlar as chamas, mas enfrentam dificuldades devido ao calor, baixa umidade e ventos intensos.
A ocorrência começou no domingo e ainda persiste em alguns pontos isolados da reserva.
Desafios no combate ao fogo
As condições climáticas — calor elevado, baixa umidade e fortes ventos — dificultam o trabalho das equipes.
O risco de novos focos é considerado alto, conforme o monitoramento da Defesa Civil.
Os agentes permanecem no local até que o fogo seja completamente extinto e seguem em alerta constante para conter possíveis novos focos.
Orientações à população e prevenção
A Defesa Civil recomenda que a população:
- Evite queimar lixo ou entulho próximo à vegetação;
- Não solte balões;
- Não descarte pontas de cigarro acesas perto de áreas verdes.
Em caso de emergência, deve-se acionar imediatamente a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
Importância da Reserva Darcy Ribeiro
A Reserva Darcy Ribeiro faz parte da área protegida da Serra da Tiririca, considerada reserva mundial da biosfera pela UNESCO. A região abriga ecossistemas frágeis e tem papel essencial na conservação ambiental de Niterói, servindo como abrigo para diversas espécies da fauna e flora local.
