Categorias

Funcionários fazem greve no Hospital Santa Cruz

7d2ef79b1bO Hospital Santa Cruz, no Centro, está em greve. Nessa última segunda-feira, 02, cerca de 70 funcionários do local decidiram parar os atendimentos na instituição em virtude de atraso em seus pagamentos. Pertencente à Sociedade Beneficência de Portugal, o hospital vive uma grave crise financeira, que beira uma dívida que pode chegar até R$ 50 milhões.

Durante a manifestação, os funcionários chegaram a trancar as portas da emergência, impedindo a entrada e saída de pacientes e dos cerca de outros 100 funcionários terceirizados que atendem na unidade. A Polícia Militar foi chamada e liberou o acesso. Apesar do protesto, o atendimento não foi afetado. Os funcionários acusam a presidência do hospital, que é privado, de não repassar aos cerca de 150 funcionários da instituição os salários referentes aos meses de junho, julho e agosto.

Precariedade – Segundo denúncia dos funcionários, os problemas do Santa Cruz passam, sobretudo, pela má conservação de equipamento e falta de infraestrutura. Os elevadores estão sem funcionar há quase dois anos e os pacientes que precisam de atendimento na emergência têm que enfrentar cerca de 300 degraus até o setor. Além disso, ontem havia cinco ratos mortos no pátio do hospital, cheio de moscas. O mau cheiro era insuportável e tudo isso à poucos metros das janelas onde funciona o setor de geriatria, com pacientes entre 80 e 90 anos de idade.

A crise no Hospital Santa Cruz se arrasta há anos. Em 2010, por exemplo, foi registrada uma manifestação de enfermeiros e médicos, que reivindicavam melhores direitos trabalhistas, salários atrasados, material para trabalho e condições sanitárias. Na época, a dívida chegava a R$ 37 milhões.espancado

Nova administração – Desde junho, o Instituto de Desenvolvimento Institucional e Ação Social (Ideias), terceiro colocado na concorrência de arrendamento do Hospital Santa Cruz, assumiu a gestão do hospital. O contrato com a empresa é de 30 anos. A decisão foi tomada pela Comissão de Gestão e Arrendamento da Sociedade Beneficência Portuguesa (antiga gestora do hospital).

Fotos: A Tribuna e Jornal Extra

 

 

Leave a Comment

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>