Categorias
NOVIDADES

O QUE FAZER? Folia de imagens no Museu Janete Costa

O Museu Janete Costa recebe a exposição fotográfica “Folia de Imagens”, a partir do dia 1º de março.

A mostra reúne imagens da festa do momo de 2013, em quatro cidades do país, e é assinada por um coletivo de 22 fotógrafos, que registraram momentos já tradicionais em tempos de carnaval, como o “Cacique de Ramos”, a turma de bate bola da favela do Muquiço, os “Embaixadores da Alegria”, entre outras expressões carnavalescas.

Os fotógrafos que fazem parte da exposição são todos do Rio de Janeiro, formados pela Escola de Fotógrafos Populares e integrantes do Programa Imagens do Povo, ambos criados no Complexo da Maré, pelo Observatório de Favelas. Entre eles, Thiago Diniz, Raphael Feitoza, Elisangela Leite, JV Santos, Amanda Santos, Daniel Carvalho, AF Rodrigues, Rosilene Miliotti, Vitor Madeira, VeriVG, Thais Alvarenga, Edmilson de Lima, Ratão Diniz, Luiz Baltar, Léo Lima, Fábio Caffé, Raquel Oliveira, Monara Barreto, Francisco Valdean e Gê Vasconcelos.

Papeis se invertem: machões se vestem de mulheres, mulheres se vestem de machões. Grandes aglomerações de desconhecidos onde só existe uma regra: festejar! Beijos, muitos beijos festejados. A porta-bandeira baila, o mestre sala a corteja. Um folião corre apressado, parecendo temer perder algo. Os bate-bolas iniciam o ritual festivo com queimas de fogos de artifício e depois saem pelas ruas do subúrbio carioca assustando (e encantando) os transeuntes. Blocos desfilam pelas vielas das favelas, pelo subúrbio, pelo centro e pela orla das cidades. Alguns arrastam meia dúzia de foliões, outros dois milhões. Os vendedores ambulantes também fazem a festa. Turistas com os dedos para o alto sambam de maneira peculiar.

Dias em que as fantasias se materializam. Há quem queira ser estrela de cinema, fada, diabo, anjo, garçom, pirata, enfermeira, cangaceiro, malandro, político… Uma lista infinita de possibilidades até onde a criatividades alcança. E assim um universo inteiro de fantasiados toma as ruas. Nas marchinhas faz-se um panorama dos fatos que marcaram o país e o mundo. As críticas sociais se apresentam com cara festiva – e, desta forma, também carnavalizamos o poder e exorcizamos os problemas.

No carnaval, toda essa mistura não é só possível, ela é praticada. Em 2013, esse amontoado de personagens, objetos, cores, sensações e situações foi registrado pelas lentes de 22 fotógrafos do Programa de Imagens do Povo, envolvidos no projeto independente “Folia de Imagens”, que documentou a festa pelas ruas do Rio de Janeiro, Recife e Paraty. Essa exposição é apenas uma pequena mostra destes dias lúdicos e porque não dizer, lascivos, de nossa cultura.

Serviço
Exposição fotográfica: “Folia de Imagens”
Data: De 01 de março até 31 de maio de 2015
Horários: De terça a domingo, das 10h às 18h
Classificação: livre
Entrada Franca

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 178-182, Boa Viagem, Niterói-RJ
Informações: (21) 2705-392