Categorias
NOVIDADES

EVENTOS FESTA DA BASTILHA – VIVE LA FRANCE EM NITERÓI

Serviço
 ‘Dia Nacional do Cinema Francês 2017’ de 14 a 18 de julho
Reserva Cultural de Niterói –  Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos

FÊNIX FILMES, IMOVISION, RESERVA CULTURAL E CONSULADO DA FRANÇA PROMOVEM EVENTO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO

“FESTA DA BASTILHA – VIVE LA FRANCE EM NITERÓI”

COM CINEMA, GASTRONOMIA E MÚSICA FRANCESA

A escolha do dia refere-se a ‘Queda da Bastilha’, feriado nacional na França, fato histórico considerado o marco inicial da Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789

 

Com o apoio da Prefeitura de Niterói, A Fênix Filmes, Imovision e o Reserva Cultural em parceria com o Consulado da França no Rio de Janeiro apresentam o evento “FESTA DA BASTILHA – Vive la France em Niterói”. O evento terá duração de três dias consecutivos, e sua programação contará com quatro filmes inéditos, além de eventos musicais e gastronômicos que fazem parte da cultura francesa.

Brice Roquefeuil, o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro comenta: “Nesse ano, queremos comemorar o dia 14 de julho com um evento popular para as famílias e os amantes da cultura e da gastronomia francesa. As pessoas vão poder celebrar a amizade franco-brasileira com um bom pot-au-feu, um pouco de acordeão, de samba e uma boa programação cinematográfica”.

O principal objetivo é criar uma data comemorativa para o cinema francês no Brasil, e jogar luz na relação França/Brasil bem como, retribuir toda a bagagem cultural concedida ao nosso país, desde a chegada da missão francesa em terras brasileiras, no século XIX.

A ideia central é criar FESTA DA BASTILHA – Vive la France em Niterói, que surgiu após a divulgação do Novo Acordo de Coprodução de Audiovisual entre Brasil e França. De acordo com Priscila Miranda, diretora da Fênix Filmes: “Espera-se que a partir de 2018, todas as salas de cinema do Brasil passem a exibir pelo menos um filme francês, no dia 14 de julho”.

Para abrir o evento, o diretor e ator Arnaud Viard apresenta sua comédia inédita “Amor, Paris e Cinema” na noite de 14 de julho no Reserva Cultural Niterói.

No sábado, 15 de julho, acontece o evento gastronômico “FESTA DA BASTILHA – Vive la France em Niterói”– entre 12h30 e 22hA Reserva Cultural de Niterói se transformará num reduto francês com uma rica programação musical, cinematográfica e gastronômica, desde a hora do almoço até à noite! Uma forma decomemorar os laços cada dia mais fortes que a França tem com Niterói e seus cidadãos!  Comemorando essa amizade franco-niteroiense, grandes chefs franceses e brasileiros participarão da comemoração do dia nacional da França em Niterói, com iguarias francesas a preços populares, em torno de 25 reais.

À frente da parte gastronômica estão o prestigioso chef francês Roland Villard e a produtora Danni Camilo. Para Roland, “É sempre um grande prazer apadrinhar a comemoração do dia nacional do meu pais, é uma honra ter sido convidado pelo Consulado da França no Rio para reunir amigos e chefes, franceses e brasileiros, prestigiando assim a nossa rica e maravilhosa gastronomia.”

Vários chefs já confirmaram presença como Christophe Lidy, que fará um frango Riesling com spaetzle (receita oriunda da Alsace, região francesa vizinha da Alemanha), Flávia Quaresma um coq au vin, Katia Hannequim o clássico pot-au-feuFrederic Monnier o famoso cassoulet (prato da região de Toulouse), Robert Ciasca, além de Arnaud Gouxette, Emanuel Pinheiro, Noemia Ribeiro… O querido padrinho do evento Roland Villard também terá uma barraca e servirá o tradicional Aligot com linguiça (especialidade da região montanhosa do centro do país)E claro, não faltarão os maravilhosos doces franceses como os macarons da Adriana Medeiros (Gustative) e a tradicional mousse de chocolate da Vitoria Jardim (Copa Star) e do Bruno Hamad. Como uma típica festa francesa, queijos terão seu lugar reservado com a curadoria do Ronan Kerrest (Queijo com sotaque).

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA – Com a presença do diretor Arnaud Viard

Sexta-feira, 14/7, 21h, Reserva Cultural de Niterói

“Amor, Paris e Cinema – Paris, Love, Cut: Arnaud fait son deuxième film (Direção: Arnaud Viard, 2015, 80 min., Fênix Filmes)

A 45 ans, Arnaud voudrait réaliser – enfin – son deuxième film. Il voudrait aussi avoir un enfant avec Chloé, la femme de sa vie. Mais tout semble bloqué. Alors, il se sépare de Chloé et reprend son travail de professeur au cours Florent. Là, il rencontre Gabrielle…

 

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA (15 e 18 de julho)

Sábado 15/7  Reserva Cultural de Niterói

Música

Valerie Lu, Marcos Nimrichter, Marquinhos de Oswaldo cruz, dupla DJ MAM /Nicolas Krassik

Cinema

21h “Saint Amour, na rota do vinho” – Imovision e Rio Wine and Food Festival oferecem um coquetel de vinhos e queijos após a sessão, e também uma pequena palestra de Marcelo Copello sobre Vinho & Cinema.

Gastronomia

De 12h30 às 22h Grandes chefs e iguarias francesas

Lista dos chefs participando e cardapios:

  1. Christophe Lidy (frango Riesling com spaetzle, clafoutis de cerejas)
  2. Frederic Monnier (ostras, sopa de cebola, cassoulet)
  3. Arnaud Gouxette (quiches)
  4. Adriana Medeiros (macarons)
  5. Flávia Quaresma (coq au vin)
  6. Emanuel Pinheiro (sobremesas)
  7. Roberta Ciasca (via de Boeuf Bourguignon e creme brulée)
  8. Ronan Kerrest (queijos)
  9. Vitoria Jardim e Bruno Hamad (Mousse de chocolate)
  10. Katia Hannequim (Pot-au-feu)
  11. Damien Larderet (vinhos)
  12. Roland Villard (aligot linguiça)
  13. Fred De Meayer
  14. Ricardo Lapeyre
  15. Noemia Ribeiro, cozinheira do Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro (um toque brasileiro com seu acarajé)

O Boeuf Bourguignon, ensopado de carne com vinho tinho cebolinhas, cogumelos, bacon e batatinhas da Roberta Ciasca (Miam-Miam)_credito gustavo camilo_a

O macaron invertido de pistache da chef Adriana Medeiros (Gustative) será um dos atrativos servidos no evento “festa da bastilha- Vive la France em Niterói”

Data: Sábado, 15 de julho de 2016 – das 12h30 às 22h
Local: Reserva Cultural (Niterói)

Rede social: https://www.facebook.com/francanorio
Contatos: Serviço de comunicação do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro: [email protected]
Tel. (55 21) 3974 6607 / 6609 / 98121-2619

“Saint Amour, na rota do vinho” – (Direção: Benoît Delépine e Gustave Kervern, 2016, 101 min, Imovision) com  Gérard Depardieu

Pai e filho decidem deixar seu cotidiano na agricultura e realizar uma viagem pela região vinícola da França. Na companhia de um motorista particular, eles embarcam numa jornada que os permite repensar sobre a própria vida e se conhecerem melhor ao longo do caminho.

O evento contará com a participação dos vinhos Vinhetica, uma vinícola na Serra Gaucha do enólogo francês Gaspar Desurmont

 Domingo 16/7 –   Reserva Cultural de Niterói

 “Monsieur & Madam Adelman” –  AS 17:00  (Direção: Nicolas Bedos, 2017, 120 min, Imovision)

Como Sarah e Victor fizeram para suportarem-se por mais de 45 anos? Quem era de verdade essa mulher enigmática que vivia à sombra de seu marido? Amor e ambição, traições e segredos alimentam essa odisséia de um casal fora do comum.

“À Sombra de Duas Mulheres” – as  15:00  L’Ombre des Femmes (Direção: Philippe Garrel, 2015, 73 min, Fênix Filmes)

Pierre e Manon produzem documentários de baixo orçamento e vivem de pequenos bicos. Quando Pierre conhece uma jovem estagiária, Elisabeth, ela se torna sua amante. Mas Pierre não quer deixar Manon – ele quer continuar com as duas mulheres. Elisabeth descobre que Manon tem um amante e conta a Pierre. Pierre volta para Manon, a mulher que ele ama de verdade. Sentindo-se traído, ele implora por seu amor, deixando Elisabeth de lado.

Segunda, 17/7 Cine Maison Rio

“Claire et Moi” AS 20:00  (Direção: Arnaud Viard, 2014, 81 min., Gloria Films)

Antoine a 33 ans. Il est idéaliste, perpétuellement insatisfait et à la recherche du grand amour. Son aisance naturelle et l’apparente légèreté avec laquelle il sillonne Paris ne masquent plus sa solitude. Et puis un jour, Antoine rencontre Clara: elle est belle, libre et généreuse, passant de l’insouciance à la gravité avec un charme auquel Antoine succombe instantanément. Ils sont faits l’un pour l’autre et n’ont jamais rien connu de tel.Mais la vie n’est pas si simple et ils auront à affronter des épreuves auxquelles ils ne sont pas préparés.

O EVENTO TAMBEM ACONTECERA NO RESERVA CULTURAL – SÃO PAULO – A PROGRAMAÇÃO SERÁ DIVULGADA NA SEGUNDA-FEIRA (10 DE JULHO)

Terça-feira, 18/7   Reserva Cultural   recebe  ARNAUD VIARD para a pré-estreia do filme:

“Amor, Paris e Cinema – Paris, Love, Cut: Arnaud fait son deuxième film (Direção: Arnaud Viard, 2015, 80 min., Fênix Filmes)

A 45 ans, Arnaud voudrait réaliser – enfin – son deuxième film. Il voudrait aussi avoir un enfant avec Chloé, la femme de sa vie. Mais tout semble bloqué. Alors, il se sépare de Chloé et reprend son travail de professeur au cours Florent. Là, il rencontre Gabrielle…