Acesse nossas Mídias

Agenda

Espetáculo Cabeça de Vento faz curta temporada no Teatro Municipal de Niterói

Compartilhe

FIT 2014Datas: Sábados e domingos 8,9,15 e 16 de novembro. Terça-feira 11 de novembro.
Horários: Sábado e domingo ás 16h, e terça-feira, às 10h e 14h.
Local:  Teatro Municipal de Niterói: Rua XV de novembro, nº 35, Centro, Niterói-RJ
Ingresso: R$ 30,00 inteira | R$ 15,00 meia | 50% de desconto mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, livro ou brinquedo em bom estado para as obras sociais. 
Classificação: Livre 
Informações: (21) 2620-1624


Companhia carioca apresenta espetáculo premiado no Teatro Municipal de Niterói

 

A história do menino Léo, de 8 anos, apaixonado por pipas, brincadeira/ofício que aprendeu com o pai, já falecido, vai levar muita emoção ao palco do Teatro Municipal de Niterói. O espetáculo infantil Cabeça de Vento, da Pandorga Companhia de Teatro, fará curta temporada nos dias 8, 9, 11, 15 e 16 deste mês.

Ao ganhar de presente um livro que pertenceu ao pai, Léo faz um mergulho na história, entrando em contato com três diferentes personalidades que, a seu tempo e a seu modo, marcaram a humanidade: o cientista e inventor norte-americano Benjamin Franklin, a guerreira e rainha chinesa Fu Hao, e Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra.

Enquanto interage com esses personagens, Léo, sem perceber, elabora a perda recente do seu pai, sob as diferentes perspectivas e visões sobre a vida e a morte apresentadas a ele durante esses encontros inusitados. Através da força da imaginação, a peça aborda, de uma maneira delicada e sutil, temas como afeto, família, morte e construção da identidade. O espetáculo fala da família como um lugar de acolhimento e de afeto, fala das perdas inevitáveis que todos sofremos, dos momentos de mudança nas nossas vidas que nos fazem crescer, da afirmação positiva da identidade individual, do poder transformador do conhecimento.

O pequeno espectador trilha, junto com o personagem principal, uma jornada de amadurecimento, aprendizado e crescimento, vendo respeitada e valorizada sua fantasia e imaginação. E, ao mesmo tempo, acompanha uma viagem pela origem e a história da pipa, na perspectiva muito pessoal de Léo.

O espetáculo tem texto original escrito e dirigido por Cleiton Echeveste, e estreou em março de 2012 no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras e da Secretaria de Estado da Cultura, através do 1º. Prêmio Montagem Cênica 2011. Cabeça de Vento já recebeu 13 prêmios em festivais nacionais de teatro, num total de 26 indicações, que incluem três delas ao prestigiado Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil, nas categorias Produção,  Melhor Ator (Jan Macedo) e Figurino (Daniele Geammal).

Em 2013, aconteceu o lançamento do livro Cabeça de Vento, com o texto integral da peça e fotos da montagem, num registro da fotógrafa Cristina Froment. O livro foi lançado pela editora paulistana Giostri, e encontra-se disponível nas livrarias ou pelo site da Editora. Cabeça de Vento foi ainda o único espetáculo brasileiro selecionado para o 8º. FESTECA – festival de teatro que acontece em Luanda, Angola. Durante o mês de agosto, o espetáculo participou do Circuito SESI de Teatro Infantil 2014, com apresentações nos Teatros do SESI (Centro, Jacarepaguá, Duque de Caxias, Petrópolis, Macaé, Campos e Itaperuna).



Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Agenda

Topo