Categorias
NOVIDADES

Diminui números de blocos de carnaval em Niterói

O carnaval está menor em Niterói neste ano. Serão 85 blocos desfilando pela cidade contra 97 em 2018. Este é o segundo ano de redução consecutiva, já que em 2017 foram mais de 120 eventos. Com bloco que deve receber 15 mil foliões neste sábado (16) e a duas semanas da abertura oficial da folia, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) segue sem definição no esquema de segurança e trânsito para a festa.Contudo, o comandante do 12º BPM, Sylvio Guerra, confirmou que 1.010 policiais militares irão trabalhar nos quatro dias de folia.

O novo presidente da Neltur, Luiz Fernandes Braga, informou que diversas reuniões entre os órgãos competentes têm sido feitas durante a organização do evento, mas não divulgou informações sobre a segurança, esquema de trânsito e até número de banheiros químicos.

A licitação para definir a empresa responsável pelo fornecimento das estruturas a serem utilizadas, como as arquibancadas do desfile da Rua da Conceição, no Centro, será no próximo dia 21. Até a data, o investimento da prefeitura no carnaval não será divulgado, pois, de acordo com a organização, o valor dependerá da disputa.

Além dos 85 blocos que desfilam em diferentes bairros de Niterói, serão 34 carnavais de bairro, um a mais do que no último ano. Serão 29 escolas de samba desfilando na Rua da Conceição nos dias 4 e 5 de março, a partir das 17h, sendo 10 do Grupo Especial, 10 do Grupo A, 6 do Grupo B e 3 do Grupo de Avaliação.

São esperados mais de 4 mil pessoas por dia no carnaval do Centro. A Viradouro participa da festa na segunda-feira e a Cubango e a Sossego desfilam na terça-feira, junto às outras agremiações da cidade. A Corte Momesca também participa do evento.

Os blocos já começam amanhã com a Banda dos Amigos do Largo do Barradas, Sunday Bloco Sunday, Bloco Acadêmicos da Palmeira e o Bloco To Duro, Mas de Copo Cheio. Já no domingo, terá o desfile do Bloco Vou Zuar, a partir das 10h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro. A entrada é gratuita e a previsão é de 15 mil foliões. A expectativa da Neltur é que a Banda do Ingá, que percorre a orla de Icaraí no dia 24, às 10h, receba entre 30 e 40 mil pessoas. Já o Dominó, também em Icaraí, deve receber 10 mil foliões no dia 1º de março, com concentração às 18h na Rua Dr. Geraldo Martins. Os eventos acontecem até o segundo sábado de março.

Ocupação – Apesar de divulgar que a rede hoteleira de Niterói deve ter ocupação entre 80% e 90%, o presidente da Neltur ressaltou que o Rio de Janeiro ainda é a grande atração e que a cidade recebe visitas relacionadas aos passeios hoteleiros e gastronômicos. As belezas naturais e a quadra da Viradouro também atraem visitantes.
“Niterói é um apêndice do Rio de Janeiro. A grande atração do carnaval, não vamos nos iludir, é na cidade do Rio”, sentenciou o presidente da Neltur.