Categorias
NOVIDADES

CIDADE Crianças da rede municipal em prol do Dia da Limpeza de Rios e Praias

limpzpraia2010-17As crianças da rede municipal de ensino darão um exemplo aos mais velhos. Os estudantes participarão, no próximo sábado (17/09), a partir das 8h, do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.

Evento que acontece nesta data e que chama atenção para as causas ecológicas, o Clean Up The World tem se destacado na cidade como modelo de incentivo. Em 2015 foram coletadas, somente nas bacias niteroienses, cerca de 5 toneladas de resíduos. Ainda no ano passado, a quantidade de lixo retirada em rios, canais e galerias pluviais do município chegou perto de 6 toneladas, o equivalente a uma piscina olímpica e meia.

O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da Fundação Municipal de Educação (FME), além de outras pastas, chega à 19ª edição com ações previstas nos seguintes locais: Rio do Jacaré, em um córrego do Parque da Cidade; praias de Itaipu; Piratininga; Prainha de Piratininga; Itacoatiara; Icaraí e São Francisco.

Nesta temporada, entretanto, a mobilização de professores e alunos alcançou níveis inéditos. Segundo o Núcleo de Ações Integradas (NAI) e a SMARHS, oito unidades da rede municipal estão confirmadas no Clean Up The World – além de três escolas da rede estadual, outras duas privadas e uma universidade.

“Precisamos destacar a importância da participação das escolas, professores e alunos neste grande projeto, que tem como incentivo promover atitudes sustentáveis, preservar o meio ambiente e fortalecer a formação de uma consciência ambiental. Sabendo, também, que as crianças são grandes multiplicadores desses valores junto a seus familiares e amigos”, frisou a secretária de Educação, Flávia Monteiro de Barros.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias tem como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente e de boas práticas ambientais. Estão previstas atividades que contarão com o apoio da prefeitura, incluindo limpeza em areia, restingas e no fundo do mar, com apoio da comunidade de pescadores artesanais da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu) e do Governo do Estado. Após as ações, a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) irá recolher todo o material coletado.