Acesse nossas Mídias

Cidade

Conta de luz vai ficar mais cara a partir da segunda quinzena de março

Compartilhe

Os consumidores atendidos pela distribuidora Ampla Energia terão reajuste na tarifa a partir da próxima terça-feira (15). O aumento, aprovado na última terça-feira (08/03), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), será de 6,91% para os consumidores residenciais e de 7,89% para as indústrias.

A Ampla atende 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2015, o aumento para os consumidores residenciais da Ampla foi 34,9%, pois também houve uma revisão extraordinária das tarifas, por causa do uso maior de termelétricas, já que o nível dos reservatórios das hidrelétricas estava baixo. Há duas semanas, a Aneel negou o pedido de revisão extraordinária das tarifas da Ampla.

Segundo a Aneel, o reajuste considera a variação de custos associados à prestação do serviço da distribuidora. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição são atualizados com base no IGP-M.

Mesmo com o aumento, a previsão é que haja uma queda no preço da tarifa em breve, já que está previsto para abril que o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que determina o custo da energia conforme as condições de geração de eletricidade, passe a vigorar na bandeira verde, ou seja, sem acréscimo na tarifa. Já neste mês de março continua a vigorar a bandeira amarela, com acréscimo de aproximadamente R$ 1,50 por 100 kWh.


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cidade

Topo