Acesse nossas Mídias
campanha combate coronavirus

Cultura

Cine Nikiti: Niterói ganha novo cineclube

Compartilhe

solar-do-jambeiroO Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), órgão vinculado à Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes, inicia, a partir de maio, um novo cineclube na cidade, o Cine Nikiti.  Sempre na terceira quarta-feira de cada mês serão exibidos longas-metragens brasileiros, precedidos de um curta nacional, e com entrada gratuita.

A estreia será no dia 20 de maio, às 19h, com a exibição do documentário “Sem Pena”, de Eugenio Puppo, Prêmio do Júri Popular no 47º Festival de Cinema de Brasília e Prêmio da Crítica de Melhor Documentário no 41º Sesc Melhores Filmes.

O documentário, lançado nos cinemas em 2014, discute o sistema de justiça criminal brasileiro e retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente. A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras, o longa pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil, entraves na execução das penas privativas de liberdade, as dificuldades enfrentadas pelo egresso, a ausência de infraestrutura na prisão, o fortalecimento do crime organizado dentro e fora das prisões e as frequentes violações aos direitos humanos. O filme traz depoimentos de presos, juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal.

Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira que já é a terceira maior do mundo. “Sem Pena” desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Antes de “Sem Pena” será exibido o curta “Réquiem”, de Felipe Duque. Réquiem é a adaptação da história de mesmo nome e autobiográfica de Lourenço Mutarelli (“Cheiro do Ralo”), autor brasileiro de HQs . A história fala de um período da vida do artista na qual ele desenvolveu um quadro de pânico (que acompanha sua expressão artística) seguida da perda de um grande amigo.

Após a exibição do filme haverá debate sobre população carcerária e sistema prisional com a Dra. Izabella Lacerda Pimenta, Phd em Antropologia e docente do curso de Segurança Pública da UFF; Verônica Lima, Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e Claudio Piúma, Agente de Projetos do Afroreggae. Gaúcho, como é conhecido Claudio, é ex-detento e, em seu trabalho no Afroreggae, tem como função buscar empresas interessadas em  contratar ex-detentos, além de mediar conflitos com pessoas que ainda estão no crime.

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

O Solar do Jambeiro fica na  rua Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói. Telefone: 2109-2222.

sempenabanner

Site oficial Sem Pena: http://www.sempena.com.br

Página Oficial do filme no Facebook: https://www.facebook.com/sempenafilme

Trailer oficial Sem Pena: https://www.youtube.com/watch?v=C60587HKj34

Página do evento Cine Nikiti – Sem Pena no Facebook: https://www.facebook.com/events/387442264775785/

Página do Cine Nikiti no Facebook: https://www.facebook.com/cinenikiti

Ficha Técnica:

Sem Pena, de Eugenio Puppo

(87min, cor, 2014)

Classificação etária: 12 anos


Compartilhe
Continuar Lendo
Comentários

Mais Cultura

  • Agenda

    MAC e Museu Janete Costa reabrem para o público neste sábado

    Por

    CompartilheA Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas/FAN, reabre neste sábado (08), para o...

  • Cultura

    Museu Janete Costa de Arte Popular com atrações virtuais

    Por

    CompartilheO Museu Janete Costa de Arte Popular oferece até 30 de abril uma divertida programação online....

  • Cultura

    Projeto de restauração do Cinema Icaraí aprovado

    Por

    Compartilhe O Conselho de Patrimonio Cultural de Niterói aprovou o projeto de restauração do Cinema Icaraí....

  • Agenda

    Oficina Social de Teatro apresenta a comédia “A irmandade das almas”

    Por

    CompartilheA Oficina Social de Teatro apresenta “A irmandade das almas”,espetáculo adaptado de alguns textos de Martins Penna. No dia da festade finados uma confusão acontece com vários núcleos da sociedadecarioca. Um homem que tira proveito dos mortos; uma moça se envolve com os problemas do namorado, que é coveiro; uma noviça que quer largar oconvento; três beatas fofoqueiras. Mantendo viva nessa encenação acomédia de costumes que foi introduzida por Martins Penna no cenárioteatral brasileiro, “A irmandade das almas” é uma comédia pra todafamília, que faz pensar sobre o lugar da mulher na sociedade, além dahipocrisia social. “Com este espetáculo, buscamos trazer sempre para a atualidade essegrande autor que foi Martins Penna que, com sua comédia de costumes,valorizou o teatro brasileiro. Como não queria escolher uma única obradesse autor utilizamos alguns textos para a montagem de uma outradramaturgia, mas respeitando os personagens de suas obras”, explica adiretora Erika Ferreira. Para este espetáculo, a OST fará uma grande campanha de formação deplateia através da oferta de ingressos gratuitos para estudantes darede pública de ensino de Niterói e pessoas ligadas a ONGs einstituições de caridade em geral. “Temos como fator prioritáriodiscutir temas que são importantes à sociedade, tendo no palco umaexcelente arma favorável à reflexão. Ao oferecer boa parte de seusingressos, a OST cumpre com um de seus pilares de missão que éoferecer teatro de qualidade a todos colaborando, com isso, comformação de uma sociedade mais justa e igualitária”, diz JoséGeraldo Demezio. SERVIÇO: 14 de dezembro de 2019 – 11h Classificação etária: Livre Duração média: 60 minutos Local: Sede da OST – Rua Saldanha Marinho, 14 – Centro – Niterói/RJ Ingressos: GRÁTIS Informações: (21) 2721-0468 REALIZAÇÃO: OFICINA SOCIAL DE TEATRO Link: http://www.ofsocialdeteatro.com/ Compartilhe

  • Cultura

    Mais uma operação do Procon nos mercados de Niterói

    Por

    CompartilheO Procon Estadual fiscalizou, na última segunda-feira (01/04), cinco estabelecimentos em Niterói e Maricá a pedido...

Topo