Categorias
NOVIDADES

Centro de Treinamento Marítimo é Inaugurado em Niterói

rollsroyceBerço da indústria naval do país, Niterói quer aumentar a produtividade da indústria offshore no município e no Brasil. Para isso, na última segunda-feira, 11, foi inaugurado o primeiro Centro de Treinamento Marítimo (CT) da Rolls-Royce na América do Sul, na divisão de serviços marítimos do grupo, na Ilha do Caju, onde a empresa global de sistemas de energia atua na manutenção de embarcações do setor de petróleo, óleo e gás.

O objetivo é capacitar profissionais da marinha, que já trabalham na empresa ou para os seus clientes e parceiros, para dar mais segurança e experiência no uso dos modernos equipamentos, e com isso, aumentar a produtividade da indústria offshore, já que a demanda é cada vez maior no mercado.

No total, foram investidos cerca de R$ 8,4 milhões na construção do centro, que é equipado com simuladores de última geração, que permitem artificiais mudanças de condições de clima e o surgimento de falhas, que vão mexer com as emoções e o  poder de decisão do operador. O CT vai atender a aproximadamente 750 profissionais por ano. O aprendizado, que atualmente é absorvido num prazo de um ano, diretamente nas embarcações em atividade, quando resta tempo, será “exaustivamente e rigorosamente repassado” nas aulas práticas e teóricas, com duração de apenas duas semanas.

Os primeiros cursos no centro, divididos em duas turmas, acontecerão a partir de abril, e serão voltados  para o perações de guincho e de posicionamento dinâmica. Novas capacitações serão criadas de acordo com a necessidade das empresas de offshore – foco do CT  por enquanto -, parceiras da Rolls-Royce. Dependendo da procura, no futuro, a empresa pretende criar um centro de treinamento mais amplo e com capacidade ainda mais ampla no Brasil.